48ª Volta ao Algarve terá quatro das melhores equipas do ranking mundial

Percurso da próxima edição será anunciado «nas próximas semanas»

As quatro primeiras equipas do ranking mundial são as primeiras formações a serem confirmadas como participantes na 48.ª Volta ao Algarve, que vai realizar-se de 16 a 20 de Fevereiro.

A Quick Step-Alpha Vinyl (anteriormente designada Deceuninck-Quick-Step) foi a vencedora do ranking mundial de 2021 e apresenta-se na Volta ao Algarve pela 16.ª vez consecutiva. Os belgas já conquistaram a corrida portuguesa por intermédio de Stijn Devolder (2008), Tony Martin (2013), Michal Kwiatkowski (2014) e Remco Evenepoel (2020).

Os britânicos da INEOS Grenadiers foram os segundos na classificação internacional de 2021 e terão a oitava participação consecutiva em 11 presenças na Volta ao Algarve, prova que já venceram por intermédio de Richie Porte (2012), Geraint Thomas (2015 e 2016) e Michal Kwiatkowski (2018).

A neerlandesa Jumbo-Visma, terceira do ranking mundial, regressa ao Algarve, depois de ter estado presente, pela última vez em 2019. É uma equipa com pergaminhos também na prova portuguesa, na qual, além de várias etapas ao longo dos anos, ganhou a geral em 2017, através de Primož Roglic.

A UAE Team Emirates, quarta da hierarquia mundial em 2021, fecha o lote das primeiras equipas confirmadas para a próxima Volta ao Algarve. É também uma formação com história nesta corrida, que conquistou, em 2019, no primeiro momento de afirmação de Tadej Pogacar entre a elite.

«A 48.ª Volta ao Algarve terá cinco etapas, mantendo-se o perfil habitual: duas etapas para sprinters, duas etapas com final em montanha e um contrarrelógio individual. O percurso, que terá novidades face a edições anteriores, será revelado nas próximas semanas», diz a Federação Portuguesa de Ciclismo.

 



Comentários

pub