Um «hotel para a geração dos millennials» no coração de Portimão

Projeto de remodelação do exterior do edifício ainda está em apreciação na Câmara

Reposicionar o antigo Globo como «hotel para a geração dos millennials» e «assumir francamente como hotel de cidade». Este é o novo posicionamento desta unidade hoteleira que há décadas marca o centro histórico de Portimão, nas palavras de Joaquim Luiz Gomes, administrador da Carthage Hotels, entidade que explora o agora denominado «WHE – Work, Holiday & Enjoy», inaugurado oficialmente na terça-feira, dia 28 de Setembro.

Depois de o interior ter sido (quase) todo remodelado, tendo o hotel reaberto as suas portas em meados de Julho, prevê-se agora uma atualização do seu exterior. Um arquiteto do ateliê Sidney Quintela, responsável pelo projeto de remodelação, explicou que será mantida a «originalidade do edifício, mas trazendo novas texturas». Uma das grandes novidades é que o WHE Hotel passará a ter um rooftop de onde se poderá ter uma vista deslumbrante sobre o estuário do Arade, as suas pontes e o mar, bem como sobre o centro histórico de Portimão e a zona ribeirinha.

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, presente na inauguração, garantiu ser intenção da autarquia «dinamizar a história do centro da cidade», pelo que «o hotel vai ganhar com isso».

Quanto à remodelação do exterior do emblemático edifício, a autarca salientou que «o projeto está ainda em apreciação» nos serviços municipais.

Com a inauguração a ter lugar na sala do último piso, onde funcionou durante décadas um bar e restaurantes, Isilda Gomes comentou, apontando para as janelas: «há uma coisa que ninguém vos pode tirar: a vista deste hotel, que é única!».

A autarca, que tinha sido reeleita para o seu terceiro e último mandato dois dias antes, agradeceu o facto de a inauguração ter lugar depois dos Eleições Autárquicas, «para que ninguém me acusasse de andar a fazer campanha eleitoral».

Partindo do exemplo do WHE Hotel e dos seus proprietários, Isilda Gomes manifestou o seu contentamento pelo facto de, «neste momento de pandemia, já termos gente a querer investir na cidade e no concelho. E não é só o caso deste hotel, temos já contacto de outros investidores».

Isso, na opinião da edil, significa que «Portimão é um município bom para viver e bom para investir».

Prometeu que a sua Câmara vai estender «um tapete verde, de esperança, para os empresários, obviamente dentro das regras. Não podemos fazer os empresários esperar meses para terem uma resposta».

 

Um hotel de 3 estrelas no coração da cidade

O WHE abriu em Julho de 2021. Foi renovado em plena pandemia, num contexto de confinamento. Está a registar uma procura muito elevada, com impacto na economia local. Portimão voltou a ter oferta de alojamento no centro da cidade, preparado para quem viaja em lazer e trabalho.

Com uma aposta forte na tecnologia e funcionalidade dispõe de 66 quartos, equipados com smart tvs, acesso a canais de todo o mundo com ligação Chromecast, e ligação rápida wifi em todo o hotel.

O check-in é feito de forma contactless e online, através de aplicação em smartphone. A sala de pequeno-almoço oferece uma vista panorâmica única para a foz do Rio Arade e a zona histórica de Portimão.

A renovação do hotel apostou na manutenção da traça original do edifício, pelo simbolismo e a presença histórica que tem na cidade. A presença de novas texturas em madeira e vidro procuram trazer uma nova identidade ao hotel, sem perder a sua originalidade.

O projeto de remodelação interior aposta num estilo contemporâneo casual, com mobiliário e decoração que apresentam uma mistura do clássico provençal com o minimalista e a inclusão da biofilia para tornar os ambientes mais confortáveis e acolhedores.

 

 



Comentários

pub