Projeto da ARS zela pelas costas das crianças das escolas do Algarve

O objetivo é sensibilizar para a importância de bons hábitos posturais

Sensibilizar as crianças do 4º e 5º ano algarvias a melhorar os hábitos posturais e promover comportamentos e estilos de vida saudável junto dos mais novos é o objetivo do projeto “Costas a Mexer”, que a Administração Regional de Saúde está a levar às escolas do Algarve.

Ao longo dos próximos meses, equipas de Saúde Escolar, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da ARS vão percorrer as várias escolas da região, «para de uma forma pedagógica e com recurso a materiais informativos, incluindo jogos, folhetos, livros e um vídeo didático, sensibilizar as crianças, os professores e os encarregados de educação para a importância de adoção de posturas adequadas nos diferentes contextos diários».

Um dos pontos focados é «a correta utilização das mochilas, dando especial enfoque à arrumação e ao peso máximo recomendável, para prevenir o aparecimento de patologia da coluna vertebral».

No mesmo âmbito, recorrendo a exemplos teórico-práticos, os profissionais de saúde «vão também promover hábitos e estilos de vida saudáveis, como a prática regular de exercício físico, o brincar ao ar livre, a alimentação saudável, a hidratação adequada e o repouso aconselhável, e a importância de reduzir o tempo de sedentarismo e de exposição excessiva a ecrãs digitais».

O projeto, que vai ser implementado pelas equipas dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região, pretende chegar a cerca de 8 900 crianças do 4º e 5º anos das escolas algarvias, tendo as primeiras sessões decorrido na semana passada na EB 2,3 D. Afonso III em Faro e na Escola da Conceição de Tavira e Cabanas, às turmas dos 4º anos.

 

 



Comentários

pub