Jovens de Castro Marim descobriram avifauna do trilho do Cerro do Bufo

Iniciativa decorreu na manhã desta sexta-feira, 15 de Outubro

Um grupo de 20 jovens da turma de 3º ciclo da Escola E.B. 2.3 de Castro Marim foi descobrir, na manhã desta sexta-feira, 15 de Outubro, a avifauna mais característica do trilho do Cerro do Bufo, tendo observado flamingos, colhereiros, corvos marinhos, pernilongos e uma águia pesqueira.

A ação, denominada «Aprender com a Natureza – Percurso guiado pelo Cerro do Bufo» incluiu, para além da caminhada, um passeio interpretativo com a presença do fotógrafo de natureza e birdwatcher Agostinho Gomes.

A visita promoveu a observação das espécies de aves estivais e residentes que foram encontradas ao longo do percurso, por entre sapais, esteiros e salinas da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Esta ação pretendeu «a aproximação dos jovens à natureza e avifauna, à prática da atividade física e ao usufruto do território, sendo que todos os jovens tiveram direito a um “Guia de Birdwatching do Baixo Guadiana”», realça a associação Odiana, organizadora da iniciativa, que instalou no trilho do Cerro do Bufo um observatório de avifauna.

Inserida na Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), esta ação foi desenvolvida pela equipa do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM) Vida» em colaboração com o município e o Agrupamento de Escolas de Castro Marim, coordenada pela associação Odiana, cofinanciada pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

 



Comentários

pub