Jornadas Internacionais de Arquitetura do Algarve têm como tema o Ambiente e o Território

Iniciativa promovida pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos

As primeiras Jornadas Internacionais de Arquitetura do Algarve (JIAA), sobre o tema Ambiente e Território, vão decorrer ao longo do mês de Outubro, em sete sessões online, estando o encerramento marcado para 30 de Outubro, às 15h00, com a apresentação pública das conclusões na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão.

As sessões online terão lugar nos quatro sábados do mês, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

Para participar nas JIAA, não são necessárias inscrições, podendo as sessões ser acompanhadas em direto neste link, clicando aqui.

O lançamento destas Jornadas foi a forma de a Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos (OASRAlg) assinalar o Dia Mundial da Arquitetura.

As JIAA são uma iniciativa da OASRAlg «com o intuito de promover o debate direcionado para um futuro imediato».

«Considerando a importância do território do Algarve como a maior zona turística do país e, consequentemente, das mais visitadas por estrangeiros, esta iniciativa abre caminho para explorar os temas centrais de debate nacional e internacional», salientam os responsáveis pela OASRAlg.

Através da promoção da participação pública institucional (nacional e internacional), os contributos servirão para apresentar casos científicos atuais, com o cruzamento de propostas de iniciativa das comunidades e da parte educativa e académica.

A OASRAlg considera que «a assinatura do compromisso do Acordo de Paris (2015) centrou as alterações climáticas como o tema global de debate. Nesse mesmo ano, a Organização das Nações Unidas lançou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para transformar o mundo, acrescentando aos temas centrais da agenda a inclusão e a habitação».

Ora, «com o aparecimento da pandemia, constatou-se o agravamento da condição humana, importando centrar o debate no cruzamento das questões de saúde pública das cidades, com o ambiente».

Sendo a Arquitetura uma «temática interdisciplinar nas questões culturais e ambientais, com a diversidade e especificidades territoriais do Algarve», a OASRAlg afirma assumir a promoção desse debate, com ações concertadas e eficientes.

Neste sentido, «e porque o sucesso de todos depende exclusivamente dos envolvidos, esta iniciativa permite criar sinergias entre instituições, com a promoção de conteúdo transversal e interdisciplinar, contribuindo para um futuro melhor».

A participação de instituições que representem a governança, a cultura, o mercado, a produção, a sociologia, a economia, o turismo, a saúde, a engenharia, o ambiente, a ciência e a academia asseguram o contributo dos temas aplicados no território do Algarve.

 

Clique aqui para conhecer todo o programa (PDF)

 



Comentários

pub