Em Mértola, a festa faz-se com a caça e com as iguarias que ela nos dá

Feira de Caça terá montarias, concursos, espetáculos e gastronomia

Foto: Sul Informação

Em Mértola, a caça é sinónimo de economia, de tradição e, de hoje, sexta-feira, dia 22, até domingo, dia 24, de festa. A Feira da Caça está de volta a esta vila alentejana, mais precisamente ao Pavilhão Multiusos Expo Mértola, desta feita num formato já muito próximo do “normal”, com o regresso dos espetáculos mas, acima de tudo, da secção de gastronomia, onde se podem encontrar saborosas e muito solicitadas iguarias, que prometem atrair alentejanos, mas também algarvios.

Ao Sul Informação, Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, recordou que, há um ano, a situação pandémica estava a complicar-se e não foi possível realizar o evento nos moldes tradicionais.

Mesmo abdicando de algumas valências, como os espetáculos e as tasquinhas, «tivemos a coragem de dar esse alento ao setor da cinegética, que é tão importante para Mértola e sofreu muito com a pandemia, e mantivemos o certame».

«Este ano, voltamos ao formato tradicional, ainda que com algumas condicionantes», acrescentou.

A feira vai respeitar todas as recomendações da DGS e terá regras especificas de higiene e segurança, entre elas o uso obrigatório de máscara, o controle limitado das entradas e a existência de dispositivos de gel desinfetante em todo o pavilhão.

A recheada programação do evento terá os habituais pontos altos, que, como salientou Mário Tomé, estão quase todos relacionados «com as ações diretas de caça».

 

 

«Tenho de destacar a montaria, mas também o Troféu Ibérico e o Campeonato de Caça de Salto, bem como alguns momentos da feira, como a exposição de falcoaria e de caça ao coelho com cachorros», elencou.

«Teremos armeiros num número considerável, que poderão ser encontrados logo à entrada do nosso novo pavilhão multiusos, onde a feira se realizará este ano», acrescentou.

Quanto às tasquinhas, a autarquia combinou com elas «um conjunto de regras a cumprir, emanadas pela Direção Geral de Saúde».

Ou seja, as pessoas poderão contar com a gastronomia típica de Mértola, servida com segurança. «Pedimos aos responsáveis pelos espaços que a oferta seja o máximo possível composta por pratos de caça», realçou o edil mertolense.

Dessa forma, quem visitar a feira pode contar, desde logo, com a canja de perdiz, «um prato muito tradicional», mas também com outras iguarias à base desta e de outras espécies, como a lebre, o coelho bravo, o javali e o veado.

Ou seja, «estão reunidas todas as condições» para que o evento se realize.

 

 

A programação do certame é lançada com o Fórum Internacional de Recursos Silvestres, uma iniciativa do projeto PROVERE que vai decorrer hoje, sexta-feira, entre as 10h00 e as 16h30.

Às 12h30 há o primeiro de dois showcookings em que o chef Leopoldo Calhau vai ensinar a cozinhar com recursos silvestres do Alentejo. A segunda sessão acontece às 19h30 de hoje.

O certame abre às 15h00, mas a inauguração oficial do evento acontece às 18h00 e contará com um momento musical, garantido pelo Grupo Coral Mina de São Domingos.

Segue-se, às 19h00, a atuação dos acordeonistas António Manuel e Ernesto Batista, no Palco 2. Às 22h00, os Cantadores do Alentejo dão um concerto no Palco 1.

Hoje, à semelhança do que acontecerá amanhã, sábado, os stands fecham às 23h00 e as tasquinhas à meia-noite.

No dia 23, logo às 7h00, terá lugar na Zona de Caça Municipal de Mértola a 11ª Taça Ibérica de Santo Humberto de Mértola. Às 8h00, realizar-se-á uma montaria de javalis, veados e gamos, com concentração marcada para São João dos Caldeireiros.

As portas do certame abrem às 11h00 e, às 13h00, atua no Palco 2 o grupo Maravilhas do Alentejo. Às 16h00, já depois da entrega de prémios da Taça Ibérica (15h30), há uma demonstração de cães de parar.

Pouco depois, às 17h00, o Palco 2 volta a ter música, desta feita garantida pelo grupo Os Alentejanos, que será seguido, a partir das 18h00, do showcooking “Observatório do Saber fazer Tradicional”, pela CLDS 4G Próximos.

Miguel Moura é o artista convidado para o espetáculo principal, a ter lugar às 22h00 no Palco 1.

 

 

No domingo, dia 24, haverá uma largada de perdizes, faisões, pombos e patos que tem concentração marcada para as 8h00, em São Sebastião dos Carros.

Às 8h30, começa na Zona de Caça Turística Moinho do Monte/Moinhos de Vento o 9º Campeonato Nacional de Caça de salto “Fernando Pereira”, cujos prémios serão entregues às 15h30, no recinto da feira.

Depois da abertura do certame, novamente marcada para as 11h00, atua o grupo Improvisos do Sul (13h00, Palco 2).

O 5º Concurso de Mel do Parque Natural do Vale do Guadiana decorrerá às 15h00 e será seguido, às 16h00, por nova demonstração de cães de parar.

Às 17h00, atua no Palco 1 a formação Ventos Alentejanos. O encerramento oficial acontece às 19h00.

Os visitantes podem contar com salões de exposições, onde encontrarão artigos de caça, espingardas, cutelaria, matilhas e produtos tradicionais, entre outros.

Também fazem parte do programa exposições de aves de rapina e de taxidermia.

«Teremos todo o gosto em acolher quem quiser visitar esta nossa vila museu», assegurou Mário Tomé, numa mensagem em que também pisca o olho aos algarvios, que são visitantes habituais do certame.

De caminho, e além de visitar o certame «que celebra o setor cinegético», quem for a Mértola até domingo pode aproveitar para desfrutar «do património natural e das riquezas que Mértola tem enquanto território».

 

 

 

 



Comentários

pub