Ciclo “Filme Francês do Mês” regressa ao Museu de Portimão com sessões até Junho

Primeiro filme será o “Damien veut changer le Monde”, de Xavier de Choudens

Museu de Portimão – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

A iniciativa “Filme Francês do Mês” está de regresso ao Museu de Portimão e irá voltar a mostrar «o que de melhor produzem os realizadores gauleses», a partir do dia 28 de Outubro até Junho do próximo ano, sempre com entrada gratuita, promovido entre a Alliance Française do Algarve e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP).

Este ciclo de cinema francês, «além de divulgar junto do público algarvio os grandes êxitos cinematográficos na língua de Molière», também destina-se a «atrair os muitos franceses que, cada vez mais, vivem ou passam férias no Algarve, permitindo-lhes em contraponto conhecer a história e o património regionais», começa por dizer a autarquia de Portimão.

O primeiro filme deste novo ciclo intitula-se “Damien veut changer le Monde”, de Xavier de Choudens, e será exibida a 28 de Outubro, às 21h00, no auditório do Museu de Portimão.

Esta comédia aborda «a vida de Damien e da sua irmã, que tiveram uma infância feliz, embalados pela defesa de causas que caracterizavam o quotidiano dos pais, embora o militantismo se tenha extinguido com a morte da mãe. Duas décadas mais tarde, quando Damien trabalha como educador numa escola primária, a iminente expulsão de um dos seus alunos convence a sua família e amigos a acompanhá-lo num novo combate. Irão infringir a lei e rapidamente perderão o controlo dos acontecimentos».

Todos os filmes do ciclo serão exibidos na última quinta-feira do mês e em versão original francesa, com legendas em português.

A 25 de Novembro será exibido “Hippocrate”, de Thomas Lilti, a 27 de Janeiro, “Énorme”, de Sophie Letourneur, a 24 de Fevereiro, “Marche ou Crève” de Tatiana-Margaux Bonhomme e a 31 de Março, “De Gaulle” de Gabriel Le Bomin.

Já no dia 28 de Abril será exibido o filme “Les Éblouis”, de Sarah Suco, a 26 de Maio o “Tout ce qu’il me reste de la révolution”, de Judith Davis e para terminar, a 30 de Junho, haverá sessão com “Un beau voyou”, de Lucas Bernard.

A Alliance Française do Algarve, cuja sede se localiza em Faro, é uma associação de direito privado cujo objeto é a divulgação da língua e da cultura francesa, fazendo parte das suas atividades o ensino da língua portuguesa para francófonos, além da realização de exames de francês e traduções, entre outras ações.

Em Março de 2018, a entidade decidiu alargar a sua presença ao Barlavento algarvio e estabeleceu um protocolo de parceria com o GAMP, visando «estreitar os laços amigáveis e culturais com o tecido associativo local, graças aos quais o ciclo “Filme Francês do Mês” começou a ter lugar em Portimão, ao mesmo tempo que promove aulas de português para francófonos residentes no concelho, através de uma parceria estabelecida com a Junta de Freguesia local», conclui o município portimonense.

 



Comentários

pub