Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) vai organizar esta quinta-feira, 28 de Outubro, às 11h30, a sessão online “Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA) – A Herdade da Abóbada”, com a intervenção de Carlos Bettencourt, diretor do CEBA.

A sessão, que decorrerá no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, dárá a conhecer «o Centro que se encontra sob a alçada da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo)», bem como o «trabalho realizado nas áreas de conservação e valorização dos recursos genéticos autóctones animais e vegetais da região alentejana», começa por dizer o CEBAL..

A sessão é dedicada a dar a conhecer a missão, as áreas de atuação, bem como os projetos que têm sido desenvolvidos no CEBA, sedeado em Serpa, na Herdade da Abóbada.

recrutamento zoomarine 2025

Poderá acompanhar a sessão em direto através da plataforma Zoom, sendo esta aberta ao público.

Ao nível da produção animal, o CEBA «encontra-se envolvido em programas de conservação e melhoramento genético de diversas raças autóctones de animais domésticos do Sul do país e utiliza biotecnologias reprodutivas inovadoras de disseminação de material genético (como sémen e embriões) para prestar apoio técnico às Associações de Criadores».

Já na área da produção vegetal «colabora na realização de estudos de adaptação de variedades de cereais e de variedades nacionais e estrangeiras da espécie olea europaea, vulgarmente conhecida como oliveira», sendo a conservação de solos outra área de intervenção do CEBA que também será apresentada durante a sessão.

O CEBA, no trabalho que desenvolve, estabelece recorrentemente colaborações com várias entidades, pelo que integra a Rede Regional de Ciência e Tecnologia do Alentejo, o que lhe permite alargar as suas parcerias a várias instituições do setor associativo, empresarial e académico.

O Centro destaca a parceria no âmbito da execução científica do projeto Genosuber – “Sequenciação do genoma do sobreiro (Quercus suber)” e no âmbito do qual a histórica Herdade da Abóbada acolhe a única população de sobreiros, onde os progenitores de cada árvore são conhecidos, além de se destacarem como produtores de cortiça de boa qualidade.

Esta população de sobreiros será fundamental para o futuro da investigação e da valorização económica do sobreiro, a árvore nacional de Portugal.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de «fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas», conclui.

 



vila do bispo
zoomarine

Também poderá gostar

Depositphotos_Obras estrada

Habitantes de Santiago do Cacém protestam no sábado para exigir reparação da EN120

Igreja de São João dos Caldeireiros

Mértola apoia obras de conservação em mais três igrejas do concelho

Mãos algemadas Detenção prisão algemas DepositPhotos

PSP detém suspeito de peculato, furto e violação de correspondência em Beja