Castro Marim instala dispensadores de sacos biodegradáveis para cocó de cão

Medida faz parte do Projeto Cidadania Consciente

A Câmara de Castro Marim colocou dispensadores de sacos biodegradáveis para dejetos caninos em vários pontos do concelho, em particular nas áreas urbanas, «com o objetivo de consciencializar e apelar ao contributo para a manutenção da higiene e salubridade».

Em nota enviada às redações, a autarquia lembra que «os dejetos dos animais de companhia representam um problema de higiene, limpeza e salubridade nos aglomerados urbanos, sobretudo em zonas pavimentadas e/ou ajardinadas», o que levou o município a lançar uma ação de sensibilização sobre esta matéria, designada como Projeto Cidadania Consciente.

Numa primeira fase, o projeto passou pela colocação de dispensadores de sacos em vários pontos do concelho.

A Câmara de Castro Marim lembra que «os dejetos caninos, ao contrário dos dejetos de outros animais domésticos, não têm características fertilizantes. Como são ricos em nitrogénio, contaminam os solos e os lençóis de água, acabando por ser nocivos para o meio ambiente».

Por outro lado, «no ambiente urbano, por serem de decomposição lenta e frequentemente abandonados em vias públicas e outros espaços de utilização coletiva, são fonte de parasitas que põem em risco a saúde pública e potenciam a transmissão de doenças a outros animais», acrescenta.

Com este projeto, a autarquia pretende ainda «dar um contributo para a redução da produção de resíduos de plástico descartável através da utilização de sacos biodegradáveis, diminuindo desta forma a pegada ecológica dos resíduos plásticos, considerados uns dos maiores problemas ambientais do século XXI».

A autarquia castromarinense realça também que «proceder à imediata remoção dos dejetos produzidos por animais de companhia, nas vias e outros espaços públicos constitui um dever cívico e uma obrigação dos proprietários de animais. O não cumprimento desta obrigação constitui contraordenação punível com coima, nos termos do exposto no Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza Pública do Concelho de Castro Marim (RMRSHLPCCM)».

 



Comentários

pub