Carta aberta a Rogério Bacalhau pede que se «acabe de vez» com barracas na Horta da Areia

«É necessário requalificar esta zona de área protegida para ser possível devolver este espaço nobre da Cidade a todos os munícipes farenses»

«Acabar de vez com as barracas e as edificações precárias na Horta da Areia, criando soluções para realojar os moradores e famílias». Este é o grande pedido de uma carta aberta, assinada por figuras ligadas ao PS mas também a instituições e associações de Faro, enviada este sábado, 9 de Outubro, ao autarca Rogério Bacalhau. 

Nesta missiva, a que o Sul Informação teve acesso, os signatários defendem que, nos próximos quatro anos, após a reeleição de Bacalhau, «o Município tem todas as condições para resolver o problema social do Bairro da Horta da Areia».

«É necessário requalificar esta zona de área protegida para ser possível devolver este espaço nobre da Cidade a todos os munícipes farenses», defendem.

Entre os signatários desta carta estão nomes como Guilherme Portada (PS e antigo presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve), Ricardo Mariano (diretor da Timing), Tatiana Homem de Gouveia (presidente das Mulheres Socialistas de Faro), João Espanhol (da Juventude Socialista de Faro) e Leonel Morgadinho (também do PS).

Há ainda nomes ligados a instituições e associações de Faro, como Paula Matias (coordenadora da Refood de Faro que também esteve nas listas do PS, como independente, nas últimas Autárquicas), Fábio Simão (presidente do MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida) ou André Infante, da Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do concelho de Faro.

 

 

 

O Bairro da Horta da Areia surgiu no final dos anos 70 para dar «resposta a muitos desalojados de casas municipais degradadas que iam sendo demolidas e a portugueses oriundos das colónias ultramarinas que regressavam a Portugal após o 25 de Abril de 1974», recorda esta carta.

«Grande parte dos moradores deste bairro vivem na pobreza e existem pessoas que foram há 40 anos desalojadas pelo Município de Faro com a promessa de que seria temporário, pois a Câmara atribuiria uma casa de habitação social em menos de 6 meses. Existem outros casos similares em Faro que precisam de ser tratados como prioridade», lê-se.

Para os signatários, «é também o momento de fazer da Habitação uma verdadeira prioridade em Faro, sendo fundamental concretizar as palavras em iniciativas concretas de apoio a jovens famílias na compra de primeira habitação».

«O Governo do Partido Socialista fez aprovar, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o financiamento a 100% de novas casas e habitações que se encontrem enquadradas nas Estratégias Locais de Habitação. Em Faro, esta estratégia foi aprovada em 2018 com o voto do Partido Socialista na Assembleia Municipal e determina a construção de novas habitações como solução de realojamento para as mais de 50 famílias que vivem na Horta da Areia», dizem ainda.

«Esta é uma oportunidade única para o Município de Faro executar políticas públicas de habitação em prol das pessoas, requalificando também um dos espaços mais nobres da nossa cidade, situado em pleno Parque Natural da Ria Formosa, com um enorme potencial para a criação de parques infantis e espaços verdes para usufruto dos que cá vivem e daqueles que nos visitam. Esta é a oportunidade do Município de Faro aproveitar financiamento público para voltar a executar políticas públicas de Habitação», conclui.

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos de Faro acontece esta segunda-feira, 11 de Outubro, a partir das 18h00, numa cerimónia no Teatro das Figuras.

 

Todos os signatários:

Guilherme Portada
André Infante
André Teixeira
Andreia Ventura
Artur Rodrigues
Beatriz Calafate
Carlos Alberto
Fábio Simão
Guida Parreira
Hugo Gomes
Ilda Silva
João Espanhol
João Frade
José Luís Rosa
Leonel Morgadinho
Luís Neves
Paula Matias
Ricardo Mariano
Sandra Teixeira
Sofia Solayman
Tatiana Homem de Gouveia

 

 

 



Comentários

pub