“Arquivo(s) e Memória(s)” é tema de conferência de comemoração dos 500 anos de Ferragudo

Esta será a segunda sessão de um ciclo iniciado em Setembro

O ciclo de conferências comemorativo do 5º centenário de Ferragudo, que se celebrou em 2020, vai ter a sua segunda sessão, subordinada ao tema “Arquivo(s) e Memória(s)” no dia 23 de Outubro e terminará a 20 de Novembro, com um painel sobre “História Paroquial”.

A conferência marcada para 23 de Outubro decorre nas instalações da Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo, às 16h30, e contará com comunicações «sobre a figura de Joaquim José Coelho de Carvalho, por José Carlos Vilhena Mesquita (Faculdade de Economia, Universidade do Algarve), sobre a documentação sobre o concelho de Lagoa, existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por João Costa (CHAM Centro de Humanidades – NOVA FCSH / Centro de Estudos Ibéricos – NOVA) e sobre a memória arquivística da Paróquia de Ferragudo, por Diogo Vivas (Câmara Municipal de Lagoa)», segundo a Câmara de Lagoa.

A participação é gratuita mas requer inscrição prévia, que pode ser feita aqui.

Este evento, que teve a sua primeira sessão em Setembro, dedicada ao tema “O mar e o rio”, está incluído no programa de comemorações dos 500 anos da fundação da povoação de Ferragudo, instituída pela carta de privilégios da Rainha D. Leonor, de 21 de Agosto de 1520.

«Sob a égide do 500º aniversário, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo juntaram esforços e prepararam um conjunto de iniciativas que, ao longo do ano, foram tendo lugar sob o mote Ferragudo: 500 anos a Viver o Mar», segundo a autarquia.

Este programa abrange «as mais diversas áreas, das artes ao exercício físico, da historiografia à gastronomia, do artesanato às festividades populares».

Com a pandemia, muitas das atividades que deviam ter acontecido em 2020 tiveram de ser adiadas para 2021, como é o caso deste ciclo de conferências.

 



Comentários

pub