Um sonho lindo já com 10 anos: o Sul Informação está de parabéns

Sem você que nos lê não éramos nada

Nuno Costa e Elisabete Rodrigues (frente a frente), Pedro Lemos e Hugo Rodrigues (frente a frente), Ruben Bento e Mariana Vilaça

Em 2011, tenho a certeza de que a data me passou despercebida. Mas hoje, 10 anos depois, celebrar este dia tornou-se tão importante como agradecer a todos os que ajudaram a tornar realidade este sonho tão bonito, ao qual tive a sorte de me juntar. 

Hoje, o Sul Informação comemora 10 anos de existência, uma data redonda, bonita e que importa assinalar (quis o destino que fosse em dia de Autárquicas…).

São 10 anos de verdadeira luta por um jornalismo isento e livre. São 10 anos de trabalho, na verdadeira aceção da palavra.

Em ocasiões anteriores, fui-me acostumando a ler o que os três grandes mentores deste projeto – os meus camaradas Elisabete, Hugo e Nuno – escreviam em cada aniversário.

Desta vez, sou eu a dar a minha visão: a de quem, não estando na génese do jornal, dele faz parte há cinco anos.

Dei por mim a ir ao calendário.

Naquela segunda-feira, 26 de Setembro de 2011, em que o Sul Informação nasceu, tinha começado, há poucos dias, o 11º ano na Escola Secundária de Loulé.

Se já sabia que queria ser jornalista? Sim. Se imaginava que um dia trabalharia aqui? Não.

Quase cinco anos depois, já licenciado em Jornalismo, foi aqui que comecei a cumprir esse sonho e quero dar-vos conta de que ser jornalista no Sul Informação é, a cada dia, um prazer renovado.

 

Os meus camaradas Nuno, Hugo e Elisabete, em 2011, numa reunião de preparação para o que viria a ser o Sul Informação

 

Aqui, encontrei uma equipa de profissionais experientes que me ensinaram tudo o que sabiam. Aqui, também fiz amigos e percebi que, sim, a camaradagem e o bom ambiente na redação são fulcrais neste ofício em que tudo é tão volátil, repentino, imprevisto.

E foi ainda aqui que aprendi a ver o que é dar tudo por uma causa.

É por si, caro leitor, que trabalhamos todos os dias – de domingo a domingo – e que tantas vezes abdicamos do resto que nos rodeia.

Sei que falo por todos: pela Elisabete, pelo Hugo, pelo Nuno, por mim e pelo Ruben, nosso estagiário – os atuais cinco jornalistas do Sul Informação.

Mas um jornal é muito mais do que apenas os seus jornalistas.

Por isso, tenho de falar também da Mariana, que trata do marketing e da publicidade, do Nilton, da Taciana e do Nelson Inácio, nossos colaboradores, da Ana Teresa Alves, correspondente no Baixo Alentejo, da Martyna, do Aurélio, do Pedro Duarte, do Gonçalo Duarte Gomes, de todos os nossos colunistas e de tantos e tantos amigos que são também a alma do nosso jornal.

O Sul Informação «lembra-me um sonho lindo» que não está acabado – nem nunca estará.

Porque haverá sempre uma forma de fazer mais e melhor e o sucesso que alcançámos (perdoem-me a imodéstia) deve-se muito a isso.

E acredite: sem você que nos lê não éramos nada.

 

 

 



Comentários

pub