Prémio Regional de Arquitetura do Algarve entregue no Museu de Portimão

Na mesma ocasião será inaugurada a exposição com os trabalhos a concurso

Os prémios da 1ª edição do Prémio Regional de Arquitetura do Algarve vão ser entregues a 4 de Outubro, Dia Mundial da Arquitetura, às 15h00, no Museu Municipal de Portimão.

Na mesma ocasião, será inaugurada a exposição das obras levadas a concurso.

Este prémio foi lançado há cerca de um ano pela secção regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos (OA), pouco depois da constituição formal do Conselho Diretivo Regional, que aconteceu a 16 de Julho de 2020.

«A direção deste Conselho iniciou a sua atividade com a criação de vários projetos, sendo o Prémio Regional de Arquitetura do Algarve um dos mais relevantes. Trata-se de um instrumento único, que por um lado dignifica a profissão e o seu autor e, por outro, mostra à sociedade a realidade arquitetónica desta região», descreve Luís Matos, presidente deste órgão.

Logo no primeiro ano, houve «mais de três dezenas» de candidaturas, das quais foram aprovadas 25 obras, aquelas que estarão em exposição.

«Destacamos a candidatura do Arquiteto Souto de Moura (Prémio Pritzker – o Nobel da Arquitetura) com um projeto de sua autoria construído no algarve», diz o mesmo responsável.

O Prémio Regional de Arquitetura consiste na atribuição de um prémio anual à melhor proposta apresentada pelo seu autor sobre um imóvel já construído, em cada uma das categorias propostas.

O objetivo do galardão «é promover e incentivar a qualidade arquitetónica, a dignificação da imagem urbana e a valorização e salvaguarda do património do Algarve, defendendo a qualidade das intervenções contemporâneas e sensibilizando o cidadão para o reconhecimento do valor da arquitetura e do arquiteto».

Este evento terá transmissão em direto na página de Facebook da secção regional do Algarve da OA.

 



Comentários

pub