Monchique atribui verba de apoio às IPSS do concelho

A verba atribuída a cada uma das IPSS «varia de acordo com o número de utentes apoiado por cada instituição e com o respetivo caráter e abrangência»

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, deslocou-se esta sexta-feira, 10 de Setembro, às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) das três freguesias do concelho para entregar uma verba de apoio a estas entidades.

Segundo a Câmara de Monchique, «em resposta a um pedido de apoio destas instituições que se viram surpreendidas por uma grave situação financeira originado pela pandemia, acarretando custos acrescidos em todas as suas valências de resposta e apoio a idosos», a autarquia reforçou o «apoio já atribuído no decurso desta pandemia em cerca de 100 mil euros».

A verba atribuída a cada uma das IPSS «varia de acordo com o número de utentes apoiado por cada instituição e com o respetivo caráter e abrangência».

A Câmara de Monchique também decidiu atribuir também um valor de 200 euros a cada trabalhador destas instituições de forma a reconhecer e agradecer o empenho neste último ano e meio.

Rui André, presidente da Câmara, «reforça a importância deste gesto pelo facto de que estamos a atravessar uma fase muito difícil, que muito tem sacrificado o setor social a nível financeiro e humano, e o município de Monchique como tem sempre feito, só tinha que estar ao lado de quem faz tão meritório e relevante trabalho social no concelho, particularmente neste período em que foram postas à prova todas as capacidades de resposta destas instituições».

«Os funcionários destas instituições representam a verdadeira missão de ajuda ao próximo pois cuidam e tratam quem mais precisa com as suas mãos, sendo a sua atividade uma verdadeira bênção destes artesãos da solidariedade, do carinho e do amor ao próximo», refere o autarca.

Os protocolos celebrados com a Santa Casa da Misericórdia de Monchique, Centro de Dia de Marmelete e Casa do Povo do Alferce, abrangem os Centros de Dia de Monchique, Marmelete e Alferce, as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de Monchique e Marmelete e o Serviço de Apoio Domiciliário de Alferce e Marmelete.

Comentários

pub