Incêndio de Bensafrim já foi dominado mas prosseguem trabalhos de consolidação

Meios aéreos foram cruciais

Já está dominado o incêndio que, desde o meio da manhã deste sábado, consumiu uma área de matos, sobreiros e de pinhal manso, perto de Bensafrim (Lagos). O fogo foi dado como «em resolução», pelas 19h12, mas no local mantêm-se 185 operacionais, apoiados por 65 viaturas, nomeadamente máquinas de rastos, que procedem agora a trabalhos de consolidação.

Ao fim da tarde de hoje, houve um reforço da atuação dos meios aéreos, tendo chegado a estar em ação um total de 10 meios, entre aviões Canadair e outros anfíbios, bem como helicópteros pesados e ligeiros.

Desde o meio da tarde que o incêndio estava reduzido a uma frente, a nascente da estrada EN120, que liga Lagos a Aljezur, e que se tem mantido cortada.

Entretanto, o suspeito de ter dado origem, «por acidente», ao fogo que deflagrou pelas 11h20, já foi identificado pela GNR.

O oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Faro da GNR disse ao nosso jornal que o homem estava «a limpar o terreno», quando ateou as chamas, mas que «não o fez de forma intencional», «nem estava a agir de forma ilegal», uma vez que «o risco de incêndio não era proibitivo dessa atividade». O concelho de Lagos está hoje em risco «muito elevado», o segundo de uma escala de cinco.

O fogo, que se desenvolveu na vertente sul da Serra do Espinhaço de Cão, a curta distância de Bensafrim, não chegou a atingir habitações, tendo apenas destruído um armazém junto a uma casa rural não habitada de momento.

 

Em atualização

 

 



Comentários

pub