Férias Inclusivas da Teia d’Impulsos voltaram a contribuir para «bem-estar de crianças e jovens»

FICA recebeu cerca de 23 crianças e jovens de diferentes idades e necessidades especiais

Foi mais um «Verão muito preenchido com atividades educativas e experiências novas que entreteram e contribuíram para o desenvolvimento e bem-estar de crianças e jovens com deficiência». As Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia (FICA) terminaram na passada sexta-feira, 10 de Setembro, em mais uma iniciativa da associação Teia d’Impulsos.

Ao longo de sete semanas, o FICA recebeu cerca de 23 crianças e jovens de diferentes idades e necessidades especiais.

O projeto voltou a “instalar-se” na Escola Básica Engº Nuno Mergulhão, em Portimão, onde, entre 26 de Julho e 10 de Setembro, decorreram a maior parte das atividades com estes jovens, entre trabalhos manuais, ginástica e dança, com a professora Ana Brito.

«Também houve tempo e espaço para dias de piscina e brincadeiras na água», realça a associação.

Este Verão ficou marcado por dias especiais passados na Quinta Pedagógica de Portimão, promovendo o contacto terapêutico entre as crianças e os animais, a velejar com a Vela Solidária ou também em alto mar com a Seadolphins, manhãs de praia com o apoio da Junta de Freguesia de Alvor e uma refeição no McDonald’s que fez as delícias dos miúdos.

O Município de Monchique convidou o FICA a visitar as piscinas municipais e a experienciar o novo espaço sensorial Snoezelen, da Espiral de Vontades, que oferece vários estímulos (entre luzes, vibrações, aromas e música) que ajudam a trabalhar emoções e movimentos. Todas estas deslocações foram feitas com a Transol.

A Teia d’Impulsos agradece à Sul Têmpera pelas t-shirts, posteriormente personalizadas com pinturas feitas pelas crianças, e à artista plástica Ana Bernardino Vieira, e à sua filha Clarinha, que desenharam as mochilas do FICA.

 



Comentários

pub