Combate ao desperdício alimentar será tema de debate em Portimão

Debate terá lugar esta quarta-feira, 29 de Setembro, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

I edição do Fórum “Combate ao Desperdício Alimentar – uma causa de todos” em 2019

O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve vai voltar a promover, em parceria com o município portimonense, o II Fórum “Combate ao Desperdício Alimentar – uma causa de todos”, esta quarta-feira, 29 de Setembro, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, por ocasião do Dia Internacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos.

Esta segunda edição do fórum «juntará em debate entidades regionais ligadas à temática e especialistas em alimentação num alerta para esta problemática tão atual a uma escala mundial», começa por dizer a autarquia de Portimão.

«A produção agrícola no Algarve, as diferenças entre os prazos de validade dos produtos e a importância da água serão alguns dos temas em foco no fórum».

O evento é de participação gratuita, sendo obrigatória a inscrição através deste link.

A sessão de encerramento contará com a participação de Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício, Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares em Portugal, Miguel José Sardinha Oliveira Cardo, subdiretor geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve .

Em paralelo ao evento, no Café Concerto do TEMPO, poderá ser apreciada a exposição “Arte Sustentável”, que reúne trabalhos desenvolvidos a partir da reciclagem de embalagens alimentares, pelos utentes de algumas instituições beneficiárias do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

O Fórum é organizado em parceria com a Câmara de Portimão, contando com o apoio da empresa Águas do Algarve e a colaboração da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, ValorMed, Universidade do Algarve, Rede de Emergência Alimentar, Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, DUAL – Qualificação Profissional e Delta Cafés.

O Dia Internacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de modo a «consciencializar as pessoas para a importância do problema e possíveis soluções a todos os níveis, promovendo esforços globais e ações coletivas», explica a autarquia de Portimão.

 

Programa do Fórum:
9h30:  Registo dos participantes

10h00:  Boas vindas
Nuno Cabrita Alves, presidente do Banco Alimentar do Algarve
Representante da Câmara Municipal de Portimão

10h30: Agricultura no Algarve – O que produzimos
Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve

10h50: Prazos de Validade: entenda a diferença entre “Consumir Até” e “Consumir de Preferência antes de”
Cristina Ferradeira, diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve

11h10: Degustação “Desperdício Zero” pela DUAL
Café Concerto

11h30: Use água com um pingo de consciência
Teresa Fernandes, CEA – Comunicação e Educação Ambiental das Águas do Algarve

11h50: Entrega de prémios para os três melhores trabalhos da exposição “Arte Sustentável”, promovida conjuntamente pelo Banco Alimentar do Algarve e Águas do Algarve

12h20: Sessão de encerramento
Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício
Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares em Portugal
Miguel José Sardinha Oliveira Cardo, subdiretor geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária
José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve
Representante da Câmara Municipal de Portimão

 



Comentários

pub