Cacela Velha vai ter “o pomar tradicional de sequeiro trocado por miúdos”

Iniciativa terá lugar no dia 2 de Outubro, às 17h00, para assinalar as Jornadas Europeias do Património 2021

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A visita-jogo “O pomar tradicional de sequeiro trocado por miúdos”, a ter lugar no dia 2 de Outubro, às 17h00, em Cacela Velha, é a proposta do município de Vila Real de Santo António (VRSA) para assinalar as Jornadas Europeias do Património 2021.

Numa iniciativa para as famílias e público em geral, a visita convida à descoberta da «importância da alfarrobeira, da amendoeira, da figueira e da oliveira na paisagem e no tecido sócio-económico do Algarve».

O evento é realizado em parceria com o Centro de Investigação e Informação do Património (CIIP) de Cacela, o projeto Várzea de Cacela e a Associação In Loco.

«Figueiras, amendoeiras, alfarrobeiras e oliveiras constituem o tradicional pomar de sequeiro que se assume como elemento identificador da paisagem cultural algarvia», explica a autarquia de VRSA.

Na sua complexa simplicidade, e adaptado às condições de solo e clima do barrocal algarvio, o pomar de sequeiro «garantiu durante séculos a valorização da paisagem e dos recursos naturais e assegurou o sustento das famílias que dele se ocupavam».

Ao longo de um percurso na várzea de Cacela Velha, e através de um jogo, os participantes «vão poder conhecer as árvores que caracterizam o pomar de sequeiro, os seus frutos, sua conservação, utilizações e importância histórica na economia da região», conclui o município.

A iniciativa está limitada a um máximo de 12 pessoas, devendo os interessados fazer a sua inscrição através do contacto telefónico 281 952 600 ou do e-mail [email protected].

O evento vai realizar-se com o cumprimento das normas de controlo e segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da pandemia de Covid-19.

A atividade será realizada ao ar livre, sendo obrigatório o uso de máscara durante a visita.

 



Comentários

pub