10 cidadãos estrangeiros de origem indostânica foram condenados pelo Tribunal da Comarca de Faro ao pagamento de multas por terem usado passaportes com vistos e carimbos falsos, anunciou esta quarta-feira, 8 de Setembro, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Os cidadãos estrangeiros, com idades entre os 25 e os 43 anos, «apresentaram passaportes com vistos franceses e carimbos de fronteira falsos, tendo em vista comprovar a sua entrada legal para obterem o direito à emissão de autorizações de residência, alegando estar a exercer funções laborais», começa por dizer o SEF numa nota enviada às redações.
«Tendo detetado e comprovado que as vinhetas de visto e os carimbos de fronteira eram falsos», o SEF iniciou uma investigação onde apurou que «cada um dos estrangeiros havia pago elevadas quantias (na ordem dos milhares de euros) a redes de imigração ilegal».
Os vistos falsos «foram emitidos no país de origem dos imigrantes, sendo as falsificações de boa qualidade», tendo-lhes permitido cruzar as fronteiras de vários países até chegarem a Portugal.
As penas aplicadas, entre os 130 e os 180 dias de multa, resultaram do facto de os imigrantes «terem praticado o crime de uso de documento falsificado, sem terem sido eles os autores das falsificações e apenas motivados pelo desejo de saírem do seu país para melhorarem as condições de vida», conclui o SEF.