Temperaturas vão ultrapassar os 40ºC no fim de semana no Algarve e Alentejo

Mais calor, mais risco de incêndios. Mas a água do mar continua com temperaturas mais baixas

As temperaturas vão voltar a subir nos próximos dias, ultrapassando os 40 graus centígrados, em algumas localidades do Algarve e do Baixo Alentejo, indica a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No Algarve, como é habitual, as localidades mais quentes serão Alcoutim, que atingirá uma máxima de 44ºC no domingo, ficando um grau abaixo na sexta-feira e sábado, bem como Silves, com máxima de 42ºC no domingo, e 41 nos restantes dias.

São Brás de Alportel chegará aos 40ºC no domingo, Loulé aos 39, Portimão aos 38, enquanto a capital algarvia, Faro, estará um pouco mais fresca, com 37ºC.

No Baixo Alentejo, o recorde de temperaturas será dividido entre Castro Verde (44ºC na sexta-feira e sábado, 42 no domingo), Mértola (43ºC na sexta-feira, 44 no sábado e 42 no domingo) e ainda Barrancos (42ºC na sexta-feira e 43 no sábado e domingo).

Quem quiser alguma frescura, deverá dirigir-se para a costa, seja ela a Sul, seja a Ocidental. Assim, no litoral do distrito de Beja, Odemira apresentará máximas de 33ºC na sexta e sábado e de apenas 31 no domingo (e nas praias deste concelho estará ainda um pouco menos quente). No Algarve, Sagres atingirá 30ºC na sexta e sábado e irá ficar-se pelos 29 no domingo.

Em relação à temperatura da água do mar, as previsões são mais risonhas para os banhistas que escolherem as praias do Sotavento. É que, entre o cabo de Santa Maria (Faro) e Vila Real de Santo António, o IPMA prevê 21 a 23ºC na temperatura da água do mar. No entanto, para Barlavento, à exceção de uma pequena faixa litoral no concelho de Loulé (19º a 20ºC), toda a restante costa estará com uns bem mais frios 17 a 18 graus.

Na Costa Vicentina e Alentejana (costa ocidental), a água não irá ultrapassar uns gélidos 15ºC, a não ser na zona de Sagres, onde poderá estar um ou dois graus menos fria.

Em consequência da subida da temperatura, que será gradual até sexta-feira, também sobe o risco de incêndio. Assim, a região algarvia apresenta esta terça-feira, dia 10, cinco concelhos com risco máximo (Monchique, Silves, Portimão, São Brás de Alportel e Tavira), bem como sete com risco muito elevado (Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Loulé, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António).

No vizinho distrito de Beja, apenas o concelho de Almodôvar apresenta hoje risco muito elevado. Os restantes estão com risco elevado.

No entanto, este risco deverá aumentar nos próximos dias, devido à subida das temperaturas.

Comentários

pub