StartUp Portimão comemorou 4º aniversário

Conta atualmente com 24 startups especialmente direcionadas para as “cidades inteligentes”

A StartUp Portimão, localizada no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), festejou esta terça-feira, dia 10 de Agosto, o seu 4º aniversário, contando atualmente com 24 startups especialmente direcionadas para as “cidades inteligentes”, nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida.

A incubadora de empresas de Portimão tem uma rede de mentores composta por mais de 40 profissionais de diversas áreas e mais de 45 entidades parceiras, contando neste momento com 36 postos de trabalho.

«Ao longo destes quatro anos foram realizadas 165 iniciativas, período durante o qual as suas instalações receberam 680 visitas e promoveram 258 horas de formação em áreas chave para quem quer criar o seu próprio negócio», diz a autarquia de Portimão em nota enviada às redações.

O futuro da StartUp Portimão «passará agora pela afirmação dos empreendedores, pela dinamização do Bootcamp Online Aceleração do Algarve e pela conferência Smart Cities com oradores internacionais, estando igualmente prevista a continuidade de participação com os parceiros da RediAl – Rede de Incubadoras do Algarve, inclusive em futuras atividades conjuntas, bem como o reforço na aposta no empreendedorismo jovem e, até, pré-escolar».

Atenta aos novos desafios ambientais e económicos, nomeadamente da diversificação e qualificação da base económica do Algarve, a incubadora de empresas de Portimão «pretende igualmente acompanhar a ambição de ser criado um polo tecnológico no AIA», acrescenta a autarquia.

 

 

O programa que assinalou o aniversário juntou empreendedores, mentores, parceiros e outras individualidades, contando com as intervenções de Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos / StartUp Portimão, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Segundo Luís Matos Martins, «o 4º aniversário da incubadora não é só um momento festivo, é também o momento de mostrar e prestar contas do que se tem feito, só possível porque está criada uma equipa com a entidade dinamizadora, o Município de Portimão e o AIA».

José Apolinário destacou a experiência da StartUp «em criar estruturas de incubação e no aumento dessa intervenção, no sentido de reforçar a rede já existente no Barlavento», considerando como «desafio e compromisso que sejamos parceiros enquanto entidade de administração pública e enquanto defensores que os fundos europeus tenham também um foco na qualificação das pessoas».

Já o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, considerou «fundamental a atividade de estimular o espírito empreendedor em camadas mais jovens e atrair talento, sendo importante desenvolver os potenciais que existem ao nível dos recursos humanos e oxigenar essa capacidade de trazer talento para a incubadora».

Na ocasião, os empreendedores Melissa Rito, Pedro Esteves e Luís Silva dinamizaram talks inspiradoras.

Melissa Rito, da Rejoice be genuine, falou do seu projeto que pretende proporcionar experiências sustentáveis ligadas à gastronomia, à cultura e ao bem-estar, Pedro Esteves, da Link-a-Ring, partilhou a sua experiência na gestão do espaço de co-working de cozinhas e Luís Costa, das Tecnologias Imaginadas, apresentou o produto click2care, uma solução de localização, SOS e despacho de meios, para que, em caso de emergência, haja uma resposta rápida para o utilizador.

 

 

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, divulgou também que o sistema click2care será implementado junto de 30 idosos do concelho, em situação de isolamento e fraca rede de apoio familiar ou de vizinhança, e com parcas condições económicas, os quais foram previamente sinalizados pelos serviços de ação social da autarquia.

A autarca falava na sessão de encerramento, que contou com a presença de Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, tendo Isilda Gomes assumido sentir «um enorme orgulho no que se faz aqui!».

«Estamos a viver numa encruzilhada, em termos de pandemia, de consequências das alterações climáticas, e de facto isto está a preocupar-me. Portanto, inovação e sustentabilidade devem ser as palavras base», realçou.

 

 

Do ponto de vista da presidente, «este trabalho fantástico faz-se com empresas diferentes e inovadoras, que criem mais valia e que deem a garantia desta sustentabilidade ambiental, social, ecológica. Mas estas não podem ser só palavras, temos que passar das palavras aos atos e as sinergias criadas têm que levar a criar ambientes, soluções e propostas diferentes, porque… ou as empresas são diferenciadoras, ou deixam de ter sucesso».

Para Carlos Miguel, «este percurso de quatro anos está muito apostado em duas áreas essenciais para hoje e para amanhã, que são a mobilidade e a energia». O secretário de Estado acredita que «é preciso criar parcerias de empreendedorismo, nomeadamente com o Governo, para criarmos inovação, mais riqueza, melhor território e melhor saúde financeira para as pessoas».

Na ótica de Luís Matos Martins, «o balanço deste intenso e profícuo período é evidenciado pelo apoio constante concedido aos empreendedores e pela interação destes com os mentores e parceiros, tendo merecido realce o facto de, nestes últimos meses, a StartUp Portimão ter apostado em atividades para a juventude, num claro incentivo ao desenvolvimento do espírito empreendedor jovem».

Também fez parte do programa de aniversário a apresentação de uma viatura elétrica, da Tula Labs, empresa instalada na StartUp Portimão, que os participantes tiveram oportunidade de experimentar. A viatura tem associada uma app que é mais do que um roteiro turístico, pois permite dar todas as indicações e informações dos locais próximos durante a sua deslocação.

A celebração do 4º aniversário da StartUp Portimão terminou com um momento de networking onde foram cantados os parabéns por todos os presentes.

 



Comentários

pub