Fuja da rotina e passe um dia diferente ao ar livre

No dias que vivemos, procurar alternativas para fugir aos ajuntamentos é o indicado!

Com o bom tempo, neste Verão, temos, naturalmente, mais vontade de fazer atividades e passar os nossos tempos livres ao ar livre. É por isso que hoje lhe trago algumas atividades que pode fazer pelo Algarve fora, para fugir da rotina e fazer algo diferente perdido na natureza. Seja no campo, no mar e até mesmo no ar…

 

 

 

Começamos esta lista de sugestões com atividades marinhas e aquáticas, o bom tempo assim o pede.

E começamos com uma das atividades mais procuradas no Algarve durante o Verão: os passeios para ver golfinhos.

Ver estes animais no seu habitat natural é um desejo que muitas pessoas têm. A natureza é incrível e não existe nada mais bonito que poder observá-la no seu estado mais puro. Cada vez mais é possível observar e viver alguns minutos de felicidade a observar golfinhos e, por vezes, até mesmo baleias, a serem livres e a divertir-se com um espetáculo de saltos e acrobacias.

A Wildwatch é uma empresa de passeios na costa algarvia que promete momentos inesquecíveis a todos os seus clientes. Desde passeios para ver golfinhos e animais marinhos, a passeios para conhecer as bonitas grutas, a Wildwatch pretende tornar as suas saídas em experiências únicas.

Se quiser passar um dia num barco ou apenas observar o sunset, também o pode fazer.

Conheça todas as atividades disponíveis e saiba tudo o que precisa para fazer a sua reserva aqui.

 

 

 

Por outro lado, se o que procura é algo mais intimista e privado, os Oursea Yachts são a opção indicada.

Com passeios de dia inteiro ou meio dia, com um grupo de amigos/família ou apenas em casal, aqui pode aproveitar bons momentos e apreciar de bonitos pôres do sol.

O welcome drink é cortesia da empresa e, se desejar, pode reservar um serviço de catering para poder passar o dia todo a bordo, sem que lhe falte nada.

Durante o passeio, pode visitar algumas das mais bonitas grutas algarvias, dar mergulhos em alto mar e, se tiver sorte, ver cetáceos.

 

 

 

Na praia de Faro, o Centro Náutico é direcionado para desportos náuticos, tais como canoagem, stand up paddle, vela, entre outros. Para quem gosta de estar perto do mar e fazer exercício de forma mais tranquila, num ambiente diferente, tem aqui uma excelente opção.

«Pela sua localização em pleno Parque Natural da Ria Formosa, constitui-se como um espaço privilegiado e único para a prática de modalidades náuticas, em perfeita sintonia com a natureza envolvente, assumindo-se como uma das principais estruturas de incentivo aos farenses (e demais cidadãos) na sua relação com a natureza o mar, a praia e a ria e a “vocação natural” dos portugueses para a náutica».

Se ficou com curiosidade e deseja saber mais, pode contactar o +351 289 870 898 ou +351 289 870 056.

 

 

 

Ainda para os amantes de desportos aquáticos, mas agora numa vertente mais “radical”, no Clube de Surf de Faro (CSF) pode ter aulas de surf e/ou bodyboard.

Desde 1996 que o clube aposta na formação de várias gerações de surfistas na região e também em competições. Quem nunca experimentou tem aqui uma ótima sugestão para o fazer.

Diz o lema que «todos devemos fazer surf pelos menos uma vez na vida», não só pela experiência, mas pela sensação de liberdade, onde segundos em cima de uma prancha parecem eternidades.

Para dúvidas e informações adicionais, pode enviar e-mail para [email protected].

 

 

 

E que tal um passeio pelo Guadiana? A Rota do Contrabandista leva-o numa viagem «ao longo do rio Guadiana, fronteira natural entre Portugal e Espanha», que  dura cerca de 2 horas, permitindo «desfrutar da paisagem das suas belas margens, repletas de canaviais e aves aquáticas, bem como das diversas aldeias ribeirinhas e ainda dos antigos Postos da Guarda Fiscal».

O destino é a conhecida vila de Alcoutim e o nome do passeio deve-se ao facto de, no passado, toda a região fronteiriça do Guadiana ter vivido do contrabando.

Se quiser dar um mergulho na praia fluvial de Alcoutim, pode fazê-lo no período livre da excursão.

Esta atividade é ótima para famílias!

 

 

Passemos ao “ar”… Se é uma pessoa que gosta de atividades radicais e tem espírito aventureiro esta atividade é para si! O Skydive Seven Algarve fica em Alvor, no concelho de Portimão, e promete uma experiência inesquecível.

Existem 3 alturas de salto, cada uma tabelada com um preço diferente, de 3500 a 5000 metros de altitude.

O salto tamdem «é o salto de paraquedas mais popular em todo o mundo, a forma perfeita para quem procura uma experiência inesquecível de paraquedismo, um primeiro salto acompanhado por um instrutor profissional».

Num salto tandem, em que o novato ou novata vai preso ao instrutor por arnezes que garantem a segurança, quem experimenta vai «sentir muitas emoções» e «passar por um desafio pessoal» sem precisar de «qualquer experiência ou curso de paraquedismo».

Se quiser fotografias ou vídeos da sua experiência, não se preocupe, o Skydive Seven também se encarrega disso. Saiba os valores e tudo aquilo que necessita para reservar a sua experiência aqui.

 

 

 

Andar de balão é algo que muita gente sonha riscar da sua bucket list. No Algarve, pode fazê-lo através da Algarve Balloons.

Com especialistas na área do balonismo, a Algarve Balloons faz voos desde 2001 em alguns locais do Algarve e Baixo Alentejo, tais como Lagos, Alvor, Portimão, Silves, Monchique, Castro Verde e Évora.

No Algarve, os balões voam com uma capacidade máxima de 10 pessoas e, no Alentejo, podem ir até às 32 pessoas.

«Viajando à mesma velocidade do vento, desfrute duma sensação única e privilegiada no mundo de silêncio absoluto, antes de regressar aos braços da Terra Mãe».

Desfrute da paisagem ao amanhecer e aproveite para captar boas memórias.

Para mais informações, pode contactar o número + 351​  914 532 300.

 

 

 

Também no “ar” mas de um modo bem diferente, passemos ao arborismo. O Parque Aventura, com parques em Albufeira, Lagos e Vila Real de Santo António, divide as suas atividades em três patamares: curioso (13 euros), aventureiro (15 euros) e destemido (19 euros).

«O Arborismo é uma atividade em altura, realizada nas árvores, através de diferentes percursos e uma enorme variedade de desafios – pontes, redes, slides gigantes e muito mais».

Não necessita de preparação física prévia para poder praticar o arborismo, apenas de espírito aventureiro.

No Parque Aventura, também pode praticar paintball. «Um campo de jogo com mais de 2500 metros quadrados, inserido em plena floresta e recheado com uma série de obstáculos naturais e artificiais. Comece já a delinear a estratégia de ataque. Mal ouça o apito, sentirá toda a sua adrenalina entrar em ação».

Um dia neste parque e a diversão é garantida!

Através do website pode ter acesso aos contactos dos três parques.

 

 

O Algarve está repleto de trilhos pedestres! Esta é uma atividade cada vez mais procurada seja pelos caminhantes locais, seja pelos turistas. Deixo-lhe três sugestões de trilhos que pode fazer, sem recorrer a guias especializados, de modo a ficar a conhecer paisagens avassaladoras.

A Via Algarviana liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente. É um percurso que atravessa o Algarve todo, passando por 11 concelhos, e está assinalado no terreno, dispondo ainda de um site. «O percurso é segmentado em troços até 30 km, que possuem uma ficha interpretativa e de informação disponível no site. Pretende-se divulgar tudo que esteja relacionado com o património natural e cultural, bem como os alojamentos, restaurantes e serviços de apoio».

Além dessa grande rota, que demora cerca de 15 dias a percorrer na totalidade, há, ao longo da Via Algarviana, percursos mais curtos, grande parte deles circulares, para calcorrear apenas num dia. Agora que os dias estão bem quentes e que fazer 30 quilómetros se pode tornar um tormento ou mesmo uma atividade pouco recomendável, esses passeios mais curtos são a melhor opção. No site da Via Algarviana, encontra toda essa informação.

O mesmo se passa com a Rota Vicentina, que liga o Cabo de São Vicente a Santiago do Cacém, cuja melhor época para ser percorrida é no Outono, Inverno e Primavera. No entanto, também há alguns troços, mais próximos do mar, que podem ser feitos em pleno Verão, assim como percursos mais curtos, circulares ou não, fáceis de fazer mesmo nesta época do ano.

 

 

 

Para quem não se quer aventurar num percurso tão grande e exaustivo e apenas quer passar um dia diferente, o Caminho dos Promontórios é o indicado. No litoral de Lagoa, há ainda outro passeio à beira da falésia, o dos 7 Vales Suspensos, na faixa costeira entre a Praia da Marinha e a de Vale Centeanes.

O Caminho dos Promontórios propõe 6 quilómetros de passeio (12 km ida e volta), sempre à beira da falésia e com o mar como pano de fundo. Ao longo da faixa costeira entre a praia do Molhe (Ferragudo) e a praia do Paraíso (Carvoeiro), irá descobrir paisagens dignas de um quadro.

O passeio irá levá-lo a alguns locais emblemáticos do litoral algarvio como o Farol da Ponta do Altar e a Torre da Lapa.

Não se esqueça que calçado e roupa confortável são requisitos obrigatórios para este tipo de atividades. Evite as horas de maior calor, leve uma garrafa de água e desfrute.

 

 

O Clube Hipíco do Bié, nas Gambelas (Faro), é um centro de equitação fundado em 1986. O centro serve para todos aqueles que querem aprender e praticar este desporto e não só. Se quer fazer o seu batismo, dar um passeio e ter interação com estes animais maravilhosos, super inteligentes, este é o local indicado.

Os passeios podem ser de uma ou duas horas e a certeza é de que vai encontrar paisagens magníficas, no Parque Natural da Ria Formosa. «Os nossos passeios dão aos clientes uma experiência incrível a cavalo com paisagens únicas». Em época alta, são aconselhados os passeios logo pela manhã ou ao final do dia, devido às temperaturas quentes do Algarve.

Aqui não há idades ideais, nem géneros. A atividade é para todos aqueles que querem colecionar momentos.

Para saber mais informações contacte +351 926 987 472 ou [email protected].

 

 

Nota 1: Este artigo apresenta apenas algumas sugestões e não pretende ser exaustivo. Certamente, haverá muitas outras atividades, que não são aqui referidas. Se quiser, envie-nos informação que julgue útil para o email: [email protected]

Nota 2: Todas as despesas eventualmente feitas em restaurantes, hotéis, atividades, empresas, e outros estabelecimentos sugeridos nestes artigos são pagas pelo Sul Informação. Além disso, o que apresentamos são sugestões e não publicidade paga pelos estabelecimentos referidos.

 

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

 

 



Comentários

pub