DGS recomenda vacinação universal das crianças dos 12 aos 15 anos

O anúncio foi feito por Graça Freitas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou esta terça-feira, 10 de Agosto, a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco.

O anúncio foi feito por Graça Freitas, em conferência de imprensa, dizendo que «a DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade», sem necessidade de indicação médica.

A diretora-geral de Saúde explicou que a «decisão técnica» foi tomada hoje, mas ainda não se sabe a data exata quando começará a vacinação das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos.

Ainda assim, Graça Freitas revelou que, se não for antes do início do ano letivo, será «nos dias a seguir».

«Vamos deixar agora as questões logísticas para fazerem o seu trabalho», considerou.

A diretora-geral de Saúde explicou que esta nova recomendação, que surge duas semanas depois de a DGS ter dito que só se deviam vacinar crianças e jovens dos 12 aos 15 anos que tivessem comorbilidades, foi feita após a análise dos dados da vacinação, nestas faixas, nos Estados Unidos da América e União Europeia.

«A DGS e a comissão técnica continuam a acompanhar a evolução do conhecimento científico da situação epidemiológica, podendo atualizar as suas recomendações a qualquer momento», concluiu.

 



Comentários

pub