Crianças do 1º ciclo vão ter “Oficinas Com-Vida” a partir de Setembro

Iniciativa é dinamizada pela Associação Cultural Artística de Tavira

A Associação Cultural Artística de Tavira (ACAT) vai lançar no dia 1 de Setembro as “Oficinas Com-Vida”, um conjunto de atividades de tempos livres destinadas a crianças do 1º ciclo do concelho.

Estas oficinas, que decorrerão de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 19h00, visam «permitir um maior equilíbrio entre trabalho, família e lazer dos pais, contribuindo, simultaneamente, para um crescimento saudável das crianças», segundo a associação.

Também o «bem-estar das crianças e famílias, incentivando a uma comunicação empática, promover aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento cognitivo/comportamental e relacional da criança para além do currículo escolar e proporcionar aos pais, crianças e famílias dinâmicas relacionais mais saudáveis» são objetivos.

Para isso, serão «realizadas um conjunto de ações, dando resposta às necessidades de ocupação dos tempos livres, mediante atividades educativas que promovam a inter-relação e o respeito pelo outro, fomentando e transmitindo valores mediante recursos lúdicos».

«Após as aulas e nos períodos de pausa escolar, as crianças poderão realizar diversas atividades lúdicas e educativas, brincar e explorar outros contextos, sob a orientação de educadores sociais e de acordo com o programa elaborado pela equipa multidisciplinar que inclui também uma psicóloga clínica», acrescentou a associação.

Por outro lado, «será dada oportunidade às crianças de explorarem sentimentos e emoções, mediante partilha de vivências nas “conversas de almofada”, será proporcionada orientação na realização de trabalhos de casa, serão realizadas experiências divertidas, aquando da visita espontânea da “cientista maluca” (personagem criado pela associação), bem como outros laboratórios criativos, pintura facial pelos nossos pequenos artistas, ou atividades como “música à flor da pele” (com a ajuda da música o corpo trabalha as emoções), pequenas dramatizações, artes plásticas, entre outras atividades que fomentem a criatividade das crianças».

A iniciativa é realizada no âmbito do eixo “Intervenção / Desenvolvimento Pessoal e Social e Prevenção do Abandono Escolar” do projeto “TAVIANIMA – Formar Gerações – Capacitar para Des-Envolver”, promovido pela , cofinanciado pelo Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020 e com o apoio do Município de Tavira.

As atividades decorrerão, maioritariamente, na sede da ACAT.

Para mais informações e/ou inscrição contactar a associação através do telemóvel 925255422 ou do email [email protected], ou consultar o site da ACAT.

 



Comentários

pub