Covid-19: Início do ano letivo com rastreios no 3.º ciclo e secundário

Anúncio foi feito esta quinta-feira, 26 de Agosto, pelo Ministério da Educação

{Play}

As escolas do 3.º ciclo e secundário vão realizar rastreios dos alunos à Covid-19 no início do ano letivo e a testagem vai abranger também professores e funcionários de todos os níveis de ensino, anunciou ontem, 26 de Agosto, o Ministério da Educação.

A decisão do Ministério da Educação surge na sequência de um parecer emitido hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda «um screening dirigido à comunidade escolar», independentemente de as pessoas estarem ou não vacinadas.

O próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de Setembro e até 15 de Outubro deverão ser testados todos os alunos do 3.º ciclo e secundário e os funcionários de todos os níveis de ensino. Segundo a tutela, os rastreios vão decorrer em três fases.

Até ao final da primeira semana de aulas, serão testados os professores e funcionários, num exercício que começa a 6 de Setembro e termina no dia 17. Seguem-se os alunos do secundário nas duas semanas seguintes, entre 20 de Setembro e 1 de Outubro, e finalmente os alunos do 3.º ciclo, entre 4 e 15 de Outubro.

Em comunicado, o Ministério da Educação justifica a medida referindo «o sucesso da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2», que demonstrou a relação entre casos de infeção em contexto escolar e a incidência na comunidade.

O parecer da DGS refere ainda que «esta testagem faz-se sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar».

Além dos rastreios no início do ano letivo, uma parte significativa da comunidade escolar já deverá estar vacinada nessa altura.

Os professores e funcionários começaram a ser vacinados contra a Covid-19 ainda durante o ano letivo passado, em Março, estando atualmente a decorrer a vacinação dos mais novos, a partir dos 12 anos.

Só no fim de semana de 14 e 15 de Agosto foram vacinados mais de 160 mil jovens entre os 16 e 17 anos e no sábado e domingo receberam a primeira dose da vacina cerca de 148 mil jovens entre os 12 e 15 anos.

O próximo fim de semana também será dedicado a estas faixas etárias, que deverão ter a vacinação completa até 19 de Setembro, segundo o calendário definido pela task-force responsável pelo plano de vacinação.

 



Comentários

pub