Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner desporto portimao

O Município de Castro Marim propõe passar um “Fim de Tarde ao Sal”, na segunda edição desta iniciativa que leva os participantes à descoberta do ofício de salineiro nos dias 2 e 9 de Setembro.

Na Salina Félix, na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA e depois de uma visita guiada onde é explicado o processo de salinicultura artesanal, os “novos salineiros” «vão poder descer aos pequenos talhos e recolher o sal manualmente, com as técnicas ancestrais que salineiros já experientes lhes ensinaram», explica a Câmara de Castro Marim.

O sal marinho tradicional de Castro Marim «resulta da conjugação do trabalho do salineiro com a ação das marés, do sol e dos ventos e não é sujeito a nenhum tipo de tratamento posterior, apresentando-se naturalmente branco e brilhante. Também a flor de sal não sofre qualquer tipo de processamento, é seca ao sol e depois embalada, mantendo o sabor e a humidade do mar», acrescenta a autarquia.

Banner lateral albufeira

Esta iniciativa, prossegue o município, «está integrada numa estratégia de valorização e promoção do salineiro e, por consequência, do sal, que é um dos ex-libris de Castro Marim».

Proporcionando este contacto de proximidade e familiarização, «espera incrementar-se e impulsionar-se a comercialização de produtos locais na cadeia turística».

A autarquia lembra que, em 2020, Castro Marim conseguiu também ver legalmente protegida a denominação “Sal e Flor de Sal de Castro Marim” (DOP – Denominação de Origem Protegida).

As inscrições estão abertas até ao dia 31 de Agosto, através do email [email protected] ou do telefone 281 510 747.

O “Fim de Tarde ao Sal” é uma ação organizada pelo Município de Castro Marim e Associação Odiana, integrada no programa Bandeira Azul 2020 e enquadrada na da candidatura “Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos”, comparticipada pelo CRESC2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Cais Castro Marim

Castro Marim quer melhorar Cais e respetivos acessos

Água - torneira

Castro Marim quer estender rede de abastecimento de água no interior

Sul Informação - Castro Marim promove rastreios dermatológicos gratuitos

240 pessoas participaram em rastreio dermatológico gratuito em Castro Marim