Algarve já executou mais de metade dos fundos comunitários destinados à região

O CRESC Algarve 2020 tem uma dotação total de 318 milhões de euros

Mais de metade dos 318 milhões de euros de fundos comunitários do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, mais precisamente 168 milhões de euros, já foram injetados na economia algarvia.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, o CRESC Algarve 2020, «que gere os Fundos Europeus alocados diretamente à região, atingiu, no final de Julho, uma taxa de execução de 50,26% e 102,59% de taxa de compromisso».

O volume executado refere-se aos projetos de entidades públicas e privadas que já foram efetivamente realizados. No caso da taxa compromisso, é o total da comparticipação, prometida e executada, que contempla sempre a eventual desistência ou incapacidade de alguns promotores em realizar o investimento para o qual pediram apoio.

«Nos últimos oito meses, a aceleração na execução do Programa Operacional Regional foi muito significativa, quer na aprovação de novos projetos e investimentos, passando a taxa de compromisso dos 85,9% para os atuais 102,6%, quer na execução dos projetos aprovados que aumentou dos 39% registados em Novembro de 2020 para um valor superior a 50% registados no final de Julho de 2021», segundo a CCDR do Algarve.

Numa sessão com os jornalistas, no início de Junho, José Apolinário, presidente da CCDR do Algarve, revelou que a taxa, na altura, rondava os 48% e que o objetivo era, por um lado, «chegar aos 49% no final de Junho» e, por outro, «chegar aos 60% de execução até ao final do ano».

A CCDR Algarve revelou, ainda, que já foram aprovados 1514 projetos, com um custo total elegível de 578 milhões de euros.

O Programa Operacional Regional 2014-2020 tem uma dotação de 318 milhões de euros em Fundos Comunitários, dos quais 231 milhões de FEDER e 87 milhões de FSE, e deverá ser integralmente executado até meados de 2023.

No Algarve, a responsabilidade da gestão é de uma Comissão Diretiva presidida por José Apolinário, que integra o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), em representação dos municípios, e um representante do Governo, suportados por uma estrutura técnica na CCDR Algarve.

 

 



Comentários

pub