Medronho “acaba em beleza (ou talvez não)” com maratona de espetáculos em Monchique

Ainda há bilhetes

Foto: João Mariano

“Para acabar em beleza (ou talvez não)” nada melhor do que subir ao Monte da Lameira, em Monchique, para assistir a um espetáculo especial das “Noites do Medronho”. Este espetáculo do Lavrar o Mar já estreou e outro – “As Mulheres da Serra” se seguirá para (re)descobrir as histórias desta saga.

Giacomo Scalisi é o grande mentor desta iniciativa que estreou já no ano de 2017 e que foi sempre tendo novos espetáculos. Agora, volvidos quatro anos, chegou um momento especial.

«No fundo, este será um último ato. A ideia é apresentar todos os textos, de todos os anos, seguidos. É uma história do início ao fim. As pessoas que, por alguma razão, não viram algum episódio – ou outros que não viram nada – poderão ter uma última possibilidade», explicou ao Sul Informação. 

Assim, desde ontem, que já é possível conhecer toda a história que envolve quatro personagens e duas famílias inimigas: os Monteiro e os Capote, no espetáculo “Para acabar em beleza (ou talvez não)”.

 

O Senhor José Maria – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Neste «último ato», haverá, além da reposição dos espetáculos anteriores, um «texto inédito que ainda não vimos», escrito por Sandro William Junqueira.

«Vamos descobrir que estas famílias Monteiro e Capote estão muito interessadas numa herdade que o pai Monteiro tem que deixar aos filhos. Como sempre é uma questão de poder e dinheiro», disse Giacomo Scalisi.

O espetáculo, que tem sessões sempre às 19h30 e decorrerá, desta vez, ao ar livre, estreou esta sexta-feira, dia 2, e tem mais quatro exibições: este sábado e nos dias 9 e 10.

No dia 9, haverá um momento especial: o escritor Sandro William Junqueira apresentará o seu novo livro “A Sagrada Família”.

O outro escritor que faz parte desta saga do Medronho é Afonso Cruz. O espetáculo “Mulheres da Serra”, com textos deste autor, acontecerá a partir de dia 16, em Marmelete, e também será o último desta série que faz parte da saga “Medronho”.

«A nossa lógica é a mesma: vamos apresentar todos os espetáculos, reencontrando a Leonor Cabral, a Inês Rosado, a Sofia Moura e a Marta Gorgulho: as quatro mulheres da serra».

 

Medronho #2 – Foto:© João Mariano

 

Neste caso, será apresentada a história de Carlos, o urso, «de algumas mulheres da serra que falam dos homens, do amigo do urso… Vamos descobrindo sempre mais destas personagens», perspetiva Giacomo Scalisi.

O espetáculo acontecerá nos dias 16, 17, 23 e 24 de Julho, a partir das 19h30, na Casa do Medronho, em Marmelete. Em ambos os espetáculos – tanto neste, como no de Sandro William Junqueira -, haverá a participação de um grupo de músicos.

Em Monchique, será “La Miseria Deluxe” e, em Marmelete, um conjunto que está a ser formado pelo músico Remi Gallet.

Mas será que este é mesmo o fim da saga “Medronho”?

«Eu acho que, se calhar, neste formato vai ser mesmo o último ato. Esta questão do medronho não acaba aqui porque é um assunto incontornável… Faz parte deste território. A nossa ligação com os territórios é muito importante e fundamental. Eu acho que encontrarei outra maneira de falar desta bebida, deste processo», concluiu Giacomo Scalisi.

Por enquanto, se quiser comprar bilhetes para assistir a estas maratonas, pode fazê-lo aqui.

 

 



Comentários

pub