Eficiência Hídrica vale prémios a escolas de Silves

Concurso é uma iniciativa da Associação Portuguesa do Ambiente (APA)

Foto: Flávio Costa | Sul Informação (Arquivo)

Dois jardins de infância e uma escola de Silves foram premiadas no concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, no âmbito das candidaturas apresentadas pelo município a esta iniciativa da Associação Portuguesa do Ambiente (APA).

Foram premiados o Jardim de Infância do Algoz, que arrecadou o 3.º prémio e cinco mil euros na categoria “Ação”, e o Jardim de Infância do Enxerim, distinguido com uma menção honrosa e 1500 euros, também na mesma categoria.

Já a Escola EB 2,3 João de Deus recebeu uma menção honrosa, na categoria “Monitorização”, e um prémio de 1500 euros.

O município de Silves, coordenador em fase de candidatura, irá proceder, numa próxima fase, a diversas intervenções nas escolas a nível das infraestruturas, «tendo em vista um maior e melhor controlo e monitorização dos gastos hídricos, nomeadamente com a instalação de contadores, instalação de válvulas redutoras de pressão e a implementação de sistemas de datalogger para controlo de consumos e deteção de fugas», diz a autarquia em nota enviada às redações.

As escolas estarão envolvidas na dinamização de atividades de educação ambiental e de sensibilização, junto de toda a comunidade escolar, bem como na aquisição de equipamento para a promoção dessas ações, controlo estatísticos e reais de consumos hídricos, e implementação de boas práticas na utilização dos recursos hídricos.

O principal objetivo deste concurso é o de «sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os seus municípios, para a necessidade de monitorizar o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente», conclui a autarquia de Silves.

Esta iniciativa é promovida pela APA-Agência Portuguesa do Ambiente em parceria com a Agência para a Energia (ADENE), a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGEstE – DSR Algarve.

 




Comentários

pub