Covid-19: Vacinas da Janssen vão atrasar em Agosto e apenas chegam 200 mil

Task force espera ter 70% da população com vacinação completa entre 5 e 12 de Setembro

Foto: Carlos Bassan

Portugal vai receber apenas 200 mil das 600 mil vacinas da Janssen previstas para Agosto, anunciou o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, que diz esperar ter 70% da população com vacinação completa entre 5 e 12 de Setembro.

«As preocupações continuam a ser a atribuição e chegada de vacinas. Ontem à tarde tive a má notícia de que em Agosto eram previstas chegar cerca de 600 mil vacinas da Janssen e devem chegar cerca de 200 mil», revelou o vice-almirante Gouveia e Melo, reforçando posteriormente que seriam 220 mil e que esta situação «prejudica as expectativas e a vontade de vacinar a população portuguesa».

Henrique Gouveia e Melo, que está hoje a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde sobre o processo de vacinação, adiantou que o Ministério da Saúde «tem estado a compensar estas quebras com aquisições através de parceiros que não estejam a usar algumas destas vacinas ou a antecipar vacinas do 4.º trimestre para este terceiro trimestre».

No entanto, o coordenador da task force defendeu que não se trata de uma situação generalizada de incumprimento, ao esclarecer que «Moderna e Pfizer têm cumprido com o que prometem» e que têm sido «bastante fiáveis» nas entregas de doses de vacinas a Portugal.

Apesar da quebra de entregas, Gouveia e Melo mostrou-se tranquilo em relação ao futuro, por considerar que «as farmacêuticas vão produzir mais vacinas» e que haverá «capacidade de resposta» face às necessidades.

«É natural que no quarto trimestre, e depois mais tarde, estejam disponíveis no mercado internacional e na Europa vacinas em quantidade suficiente para as terceiras doses» se vierem a ser necessárias, sustentou.

O responsável disse esperar ter 70% da população vacinada com uma dose entre 8 e 15 de Agosto e com a vacinação completa entre 5 e 12 de Setembro.



Comentários

pub