Covid-19: Vacinação em “casa aberta” disponível hoje para maiores de 35 anos

Quem optar por ser vacinado nesta modalidade receberá a vacina da Janssen

As pessoas com 35 ou mais anos sem agendamento da vacinação podem dirigir-se, a partir de hoje, 20 de Julho, aos centros “casa aberta” para receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou a task force.

«A modalidade “casa aberta” encontra-se disponível, a partir de hoje, para a vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 35 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses», adiantou em comunicado a estrutura responsável pelo processo da vacinação.

Segundo a task force, quem optar por ser vacinado nesta modalidade receberá a vacina da Janssen, de dose única, «devendo os utentes ter em consideração o estipulado» na norma da Direção-Geral de Saúde, que recomenda a administração desta vacina a homens com 18 ou mais anos e a mulheres com 50 ou mais anos.

«Desde 19 de Julho, a modalidade “casa aberta” está condicionada à utilização da vacina da Janssen», adiantou a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

A task force recordou ainda que as pessoas que não receberam a segunda dose da vacina da AstraZeneca não necessitam de marcação para a segunda toma, bastando que se dirijam ao respetivo centro no horário específico para esta modalidade de vacinação.

De acordo com a task force, os utentes que se encontram nesta situação, e que não tenham ainda sido contactados pelos serviços de saúde, podem-se dirigir «proativamente ao mesmo centro de vacinação Covid-19 (CVC) onde tomaram a primeira dose» para receber a segunda toma.

Em Junho, a Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu reduzir o intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca de 12 para oito semanas para garantir uma “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2.

 



Comentários

pub