Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A candidatura conjunta de Loulé e de outros municípios à iniciativa “Cidades Circulares”, da Direção Geral do Território, que pretende fomentar boas práticas no Ciclo Urbano da Água, foi aprovada.

O concelho algarvio é uma das autarquias que fazem parte da rede que apresentou o projeto “CApt2 – Circularidade da água, por todos e para todos”, liderada pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães e que também integra Águeda, Lagoa (Açores), Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor.

O projeto “CApt2 – Circularidade da água, por todos e para todos” «aponta ao desenvolvimento de um modelo de governança local que integra os diferentes agentes responsáveis pela gestão da água e inclui o cidadão como indutor de transformação para um modelo circular e participativo».

inframoura cada gota importa

«Pretende, igualmente, contribuir para as políticas de gestão da água e a orientação dos municípios na transição para uma economia circular, mas também para a criação de sinergias entre os parceiros e a promoção da formação e capacitação ambiental de todos os atores do Ciclo Urbano da Água, incluindo o cidadão», segundo a Câmara de Loulé.

O projeto será dividido em duas fases distintas, apresentando um prazo total de execução de 20 meses (4 meses para Fase 1 e 16 meses para a Fase 2). O orçamento global elegível ronda os 264 mil euros no total dos dois momentos previstos.

De acordo com as entidades que constituem a rede, esta pretende «representar territórios com características sociais, económicas e ambientais distintas», traduzindo-se este aspeto «não só num importante desafio para o desenvolvimento de uma visão conjunta sobre os fatores emergentes da circularidade no Ciclo Urbano da Água, mas também na adequação e adaptação de respostas dos diferentes municípios perante os problemas locais».

 

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
emarp

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica