Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

«E o nosso hospital, que era uma promessa eleitoral do Governo aos algarvios? Estamos quase a meio do mandato! É preciso ter uma resposta clara», defendeu esta quinta-feira António Pina, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), numa sessão que teve lugar em Faro e contou com a presença do ministro Manuel Heitor.

O também presidente da Câmara de Olhão, eleito pelo PS, aproveitou a presença do governante na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a AMAL, a Universidade do Algarve e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no Campus de Gambelas daquela instituição de ensino superior, para deixar um recado ao Governo.

«Já está a fazer dois anos e o Governo ainda nada disse sobre quando começa e sobre o financiamento do novo Hospital Central do Algarve», disse António Pina, durante a sessão.

Banner lateral albufeira

Pouco depois, em declarações aos jornalistas, o autarca socialista reforçou o pedido e explicou a razão pela qual o fez.

«Hoje não podíamos deixar de fazer a pergunta ao senhor ministro e de o desafiar a alertar o Conselho de Ministros que o Algarve tem dado muito ao país. Desde logo, porque, tendo 3% da população, contribui com 5% do PIB Nacional. Durante a pandemia, a região recebeu doentes de todo o país. Tivemos um Algarve Biomedical Center que ajudou a criar dinâmicas de testagem por todo o território nacional. Agora, vamos financiar um curso em que mais de metade dos médicos formados irão para vários pontos do país que não o Algarve», enquadrou.

«E quero deixar claro para todos, uma vez que o argumento utilizado por alguns governantes era que as forças vivas da região ainda não se tinham entendido quanto à localização, esse tema é para nós já unânime: é pôr a 2ª, a 3ª, a 4ª e todas as outras pedras necessárias junto à 1ª que já colocaram em Loulé [no Parque das Cidades]», acrescentou António Pina.

Na sua intervenção, a encerrar a sessão, Manuel Heitor não ignorou o pedido do presidente da AMAL, embora não o tenha, propriamente, atendido. Prometeu apenas levar o assunto «à atenção» da sua colega de Governo Marta Temido, responsável pela pasta da Saúde.

 

 

Sul Informação

 



inframoura cada gota importa
municipio de odemira

Também poderá gostar

Ryanair no aeroporto de Faro_02

Falsa ameaça de bomba em voo proveniente de Faro com destino a Bruxelas

Foto: Depositphotos

Aumento de sem-abrigo nas urgências hospitalares por um teto, comida e higiene

bombeiros_er_15

Verbas a atribuir aos bombeiros que integram o DECIR vão ser reforçadas