Algarve foi a região onde a população mais cresceu em 10 anos [com infografias]

Vila do Bispo foi o concelho com maior aumento relativo de população. Alcoutim viu a desertificação agravar-se

O Algarve foi a região do país com maior crescimento percentual de população nos últimos dez anos, segundo os dados preliminares dos Censos 2021, que foram divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com os Censos, em 2021, o Algarve tem 467.495 habitantes, mais 16.489 do que há dez anos. Esta subida representa uma variação de +3,7%, a maior a nível nacional.

Aliás, a nível nacional, além do Algarve, só a região da Área Metropolitana de Lisboa registou um aumento de residentes, apesar de a subida ter sido, percentualmente, inferior (+1,7%).

 

 

Se olharmos à situação nos concelhos do Algarve, este aumento populacional reflete-se na maioria dos municípios, uma vez que 11 dos 16 tiveram um aumento populacional nos últimos 10 anos. Apenas Monchique, Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Olhão perderam habitantes.

O município de Vila do Bispo foi aquele que teve a maior subida em termos relativos, uma vez que viu a população aumentar 8,8% nos últimos 10 anos, o que corresponde a mais 464 pessoas do que há dez anos.

Mesmo a nível nacional Vila do Bispo destaca-se, sendo o quinto concelho com a maior subida relativa, numa lista que é liderada por Odemira.

Em termos de subidas populacionais no Algarve, também o concelho de Albufeira se destaca com um aumento de 8,2%, ou seja, mais 3.330 habitantes do que em 2011.

Segue-se o concelho de Lagos, com uma variação positiva de 7,9% e o de Portimão com 7,7%.

Em sentido inverso, Alcoutim foi o município do Algarve que teve o maior agravamento no despovoamento, com uma diminuição de 13,6% na população residente. Na prática, significa que vivem agora menos 396 pessoas neste concelho raiano do que há 10 anos.

Segue-se outro município do interior: Monchique, que perdeu 580 habitantes desde 2011 (-9,6%).

Em termos nacionais, os números indicam que, na última década, Portugal regista um decréscimo populacional de 2%. Há agora 10.347.892 habitantes em Portugal, menos 21.286 do que há 10 anos.

Navegue pelas infografias para perceber como evoluiu a população do seu concelho e da sua região nos últimos 10 anos.

 

 

 



Comentários

pub