O coordenador da task-force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 apontou hoje a data de 4 de Julho para começar a vacinar as pessoas com mais de 18 anos.
«Daqui a 15 dias temos todas faixas etárias em processo vacinação», afirmou o vice-almirante Gouveia e Melo durante uma audição na comissão parlamentar de Saúde.
Ainda assim, o responsável pela task-force admitiu que há um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, por causa de adiamentos de algumas entregas de vacinas.
«A meta dos 70% de primeiras doses prevista para 8 de Agosto pode atrasar-se até 15 dias», disse o vice-almirante.
Gouveia e Melo explicou que a gestão do autoagendamento está a ser feita de «de dois em dois anos, de forma decrescente, para permitir que todas as idades tenham a oportunidade de se agendarem online».
Este responsável acrescentou também que a vacinação das faixas etárias abaixo dos 40 anos deve-se a uma «questão epidemiológica» e não a uma «razão de proteção».
Henrique Gouveia e Melo prevê que, caso se confirme que 70% da população tenha já uma dose em Agosto, em Setembro esse valor deve subir para 90%, sendo que 70%, nessa altura, terá a vacinação completa.