Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar

Quarteira já tem três abrigos para gatos de rua, através do projeto “7 Vidas”, numa aposta «na área do bem-estar animal e saúde pública», anunciou esta quarta-feira, 9 de Junho, a Junta de Freguesia.

«Esta iniciativa tem como principal objetivo criar boas condições para os animais silvestres e manter a higiene no espaço público.
Normalmente, estes animais vivem em locais que não oferecem as melhores condições, uma vez que não têm sítio para se abrigar, estando muitas vezes à mercê de maus-tratos e de más condições atmosféricas» diz a autarquia.

«Em abrigos apropriados para este efeito, os gatos terão uma vida mais saudável, mais segura e feliz. Por outro lado, toda a população irá beneficiar com a resolução de algumas situações de insalubridade», acrescenta.

são brás de alportel

Para Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, «a nossa missão, através da construção destes abrigos, é controlar o crescimento desorganizado das colónias, através de planos de esterilização, assegurar o bem-estar animal e sensibilizar a população e os turistas que a visitam, para a problemática do abandono de animais».

«O investimento na sensibilização da população com vista a uma mudança de comportamentos e mentalidades para com todos os seres vivos é uma prioridade, bem como a resolução de situações de insalubridade perante esta realidade», considera.

 

Sul Informação

 

A instalação destes abrigos, em locais específicos onde já existem colónias de gatos, sinalizadas e apoiadas pelos voluntários, foi uma das formas encontradas pela Junta de Freguesia de Quarteira, para criar as melhores condições nas zonas onde estes animais “habitam” e procuram alimento.

«Os abrigos estão devidamente identificados e situam-se em áreas especificadas que não põem em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens. Cada colónia tem um conjunto de responsáveis, os chamados cuidadores, que voluntariamente zelam pela qualidade de vida destes animais», explica a autarquia.

De resto, a Junta de Freguesia de Quarteira assinou uma parceria protocolar com a SOS Algarve Animals, que prevê a captura, esterilização, desparasitação e devolução dos gatos silvestres ao território de origem, onde passam a ter condições para viver em segurança, sob a responsabilidade de um ou mais cuidadores voluntários.

Telmo Pinto acrescenta que, «sem esta parceria com esta associação e sem a ajuda incansável e total dedicação de todos os voluntários, nada disto era possível».

«Acredito numa sociedade onde os animais são vistos como seres vivos sensíveis à dor, ao stress e à angústia, pois eles constituem uma parte valiosa da comunidade e das nossas vidas», conclui.

lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Faro promove Dia Aberto no Centro de Recolha Oficial de Animais

Câmara de Faro dá apoio monetário a duas associações de defesa de causa animal

Detidos Quarteira

Três jovens detidos por roubo em Quarteira

Sul Informação - Marchas populares desfilam por Quarteira

Marchas populares desfilam por Quarteira