Quarteira instala abrigos para gatos de rua

«Os abrigos estão devidamente identificados e situam-se em áreas especificadas que não põem em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens»

Quarteira já tem três abrigos para gatos de rua, através do projeto “7 Vidas”, numa aposta «na área do bem-estar animal e saúde pública», anunciou esta quarta-feira, 9 de Junho, a Junta de Freguesia.

«Esta iniciativa tem como principal objetivo criar boas condições para os animais silvestres e manter a higiene no espaço público.
Normalmente, estes animais vivem em locais que não oferecem as melhores condições, uma vez que não têm sítio para se abrigar, estando muitas vezes à mercê de maus-tratos e de más condições atmosféricas» diz a autarquia.

«Em abrigos apropriados para este efeito, os gatos terão uma vida mais saudável, mais segura e feliz. Por outro lado, toda a população irá beneficiar com a resolução de algumas situações de insalubridade», acrescenta.

Para Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, «a nossa missão, através da construção destes abrigos, é controlar o crescimento desorganizado das colónias, através de planos de esterilização, assegurar o bem-estar animal e sensibilizar a população e os turistas que a visitam, para a problemática do abandono de animais».

«O investimento na sensibilização da população com vista a uma mudança de comportamentos e mentalidades para com todos os seres vivos é uma prioridade, bem como a resolução de situações de insalubridade perante esta realidade», considera.

 

 

A instalação destes abrigos, em locais específicos onde já existem colónias de gatos, sinalizadas e apoiadas pelos voluntários, foi uma das formas encontradas pela Junta de Freguesia de Quarteira, para criar as melhores condições nas zonas onde estes animais “habitam” e procuram alimento.

«Os abrigos estão devidamente identificados e situam-se em áreas especificadas que não põem em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens. Cada colónia tem um conjunto de responsáveis, os chamados cuidadores, que voluntariamente zelam pela qualidade de vida destes animais», explica a autarquia.

De resto, a Junta de Freguesia de Quarteira assinou uma parceria protocolar com a SOS Algarve Animals, que prevê a captura, esterilização, desparasitação e devolução dos gatos silvestres ao território de origem, onde passam a ter condições para viver em segurança, sob a responsabilidade de um ou mais cuidadores voluntários.

Telmo Pinto acrescenta que, «sem esta parceria com esta associação e sem a ajuda incansável e total dedicação de todos os voluntários, nada disto era possível».

«Acredito numa sociedade onde os animais são vistos como seres vivos sensíveis à dor, ao stress e à angústia, pois eles constituem uma parte valiosa da comunidade e das nossas vidas», conclui.

Comentários

pub