Ponte Medieval de Paderne vai receber instalação artística de Vanessa Barragão

Os motivos da tapeçaria da obra, feita especialmente para o GeoPalcos e a convite do Município de Albufeira, incidem sobre a flora local

Foto de arquivo

Uma instalação artística, da autoria da albufeirense Vanessa Barragão, vai ser inaugurada esta sexta-feira, 2 de Julho, às 18h30, na Ponte Medieval de Paderne, em Albufeira.

Os motivos da tapeçaria da sua nova obra, feita especialmente para o GeoPalcos e a convite do Município de Albufeira, incidem sobre a flora local e vai estar patente até 12 de Setembro, sendo um dos grandes convites para fazer do barrocal de Paderne uma imensa galeria a céu aberto.

Esta será uma «instalação artística têxtil a partir de lã natural de ovelha algarvia, lãs recicladas provenientes da indústria têxtil a Norte, resina e outros materiais, cujo processo, além da lavagem e cardagem da lã, levou também a artista a optar por técnicas de feltragem, manipulação têxtil e crochê», diz a Câmara de Albufeira.

«É um contentamento muito grande e um grande orgulho podermos ter em exposição num espaço ao ar livre uma peça de uma jovem albufeirense que tem cativado cada vez mais admiradores da sua arte por várias partes do mundo. A Vanessa Barragão é um exemplo para a nossa juventude, tem um talento raro e engrandece-nos através das suas tapeçarias, muito em especial esta, que dá vida às plantas e às flores do nosso barrocal», afirma José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

Um curso superior lançou, de resto, a artista no mundo dos têxteis, a partir dos quais tem criado obras artísticas que têm percorrido parte do mundo, constando já uma das suas criações no Palacete de S. Bento, numa parede da residência oficial do primeiro-ministro.

O GeoPalcos é dinamizado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, através dos municípios e decorre de uma candidatura intermunicipal, liderado pela AMAL, que junta os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que criou o Bezaranha – Programação Cultural em Rede, e que assegura parcialmente o financiamento, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).

 



Comentários

pub