Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A ministra da Saúde sublinhou hoje, 23 de Junho, a importância de haver cautela face à disseminação da variante do coronavírus SARS-CoV-2 designada ‘Delta Plus’, uma mutação da estirpe inicialmente identificada na Índia e que já se encontra em Portugal.

«Temos partilhado com toda a honestidade e transparência os resultados quer das estimativas, quer das próprias sequenciações. A informação mais atualizada foi partilhada no sábado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge [INSA] e respeita à variante Delta. As mutações dos vírus são fenómenos expectáveis e, naturalmente, que temos de agir com prudência e observação», frisou a ministra em declarações à margem da apresentação do Relatório Primavera 2021, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).

Marta Temido disse que é necessário «continuar a seguir com atenção a evolução dessas mutações do vírus e a sua presença em Portugal».

são brás de alportel

Perante a eventual propagação da variante ‘Delta Plus’, Marta Temido reiterou que o combate à pandemia representa um «esforço contínuo» e afirmou que só com um empenho de todos os países é possível chegar a bom porto.

«Enquanto não tivermos conseguido superar esta pandemia de uma forma total, estaremos expostos às mutações e a novas variantes», referiu.

«Temos de manter sempre a mesma prudência de manutenção de medidas não farmacológicas de proteção individual, porque isso é a melhor forma de nos protegermos neste contexto de extraordinária incerteza. Não vale a pena dizer que sabemos tudo ou prometermos aquilo que não podemos prometer», notou, continuando: «temos de estar atentos e manter as medidas: a vacinação e a testagem são as duas grandes armas».

De acordo com informação adiantada pelo INSA à Renascença, foram já detetados em Portugal 24 casos de infeção pela variante ‘Delta Plus’, que era anteriormente referida como a variante do Nepal.

O INSA acrescentou ainda que esta mutação representa somente 2,5% do total de casos de infeção pela variante Delta, que já é dominante na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde constitui cerca de 70% do total de casos de infeção detetados.

 

 



lagos eventos
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Hospital Central do Alentejo

Conclusão do novo hospital em Évora derrapa para final de 2026 ou início de 2027

Sul Informação - Sindicato exige intervenção urgente do Governo devido à falta de pediatras em Faro e Portimão

Sindicato exige intervenção urgente do Governo devido à falta de pediatras em Faro e Portimão

Sul Informação - Pessoas entre 18 e 49 anos já podem levar 4ª dose da vacina da Covid-19

Vacinação gratuita arranca hoje para pessoas dos 50 aos 59 anos