Já foram criadas as Áreas de Reabilitação Urbana de Algoz e São Marcos da Serra

Proprietários de edifícios localizados dentro das ARU podem ter benefícios fiscais e apoios financeiros

As Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) para as vilas de Algoz e de São Marcos da Serra já foram delimitadas, anunciou a Câmara Municipal de Silves, abrindo novas perspetivas a quem queira investir nesse setor. 

A criação destas ARU traduz-se «na definição de um conjunto de benefícios fiscais e apoios financeiros de que os proprietários de edifícios localizados dentro das ARU poderão beneficiar, caso promovam a sua reabilitação urbana».

Para aceder aos avisos n.ºs 10055/2021 e 10056/2021, de 27 de maio de 2021, à planta de delimitação das ARU e aos fundamentos para a sua delimitação, incluindo o quadro de benefícios fiscais e demais apoios financeiros, deverá clicar-se aqui para Algoz e aqui para São Marcos da Serra.

 

A ARU é «um mecanismo para estimular a mudança do paradigma da nova construção para o da regeneração e reabilitação urbana. Pretende-se, deste modo, valorizar o espaço urbano e o seu património edificado, ao mesmo tempo que se revitaliza o tecido económico e social», salienta a Câmara de Silves, em nota de imprensa.

«A estratégia municipal de intervenção nas ARU de Algoz e de São Marcos da Serra concretiza um compromisso para com a competitividade e atratividade do território para pessoas e atividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade, articulando e reconhecendo a diversidade patrimonial, concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado e inclusivo, de justiça e coesão social».

O Município de Silves acrescenta ainda que «tem vindo, deste modo, a empreender um importante esforço para envolver os atores locais, designadamente agentes económicos do ramo do imobiliário, entidades privadas e moradores, promovendo diversas reuniões de trabalho e de explicação do âmbito e ações previstas nestes projetos, com o objetivo de garantir a concretização e o sucesso das ARU das vilas de Algoz e de São Marcos da Serra».

Por isso, a autarquia apela a todos os que possam estar interessados em promover uma intervenção de reabilitação do seu imóvel para que contactem os serviços municipais de ordenamento do território (282 440 825 ou [email protected]) para obtenção de mais informações.

 

 
 
 



Comentários

pub