Formação e Feira do Ensino Superior em formato online compensam falta do OPTO em Albufeira

Alunos do Secundário terão ainda acesso a uma “Feira de Ensino Superior” em formato online

OPTO em imagem de arquivo

Workshops online para esclarecer e encaminhar os alunos do 3.º ciclo e secundário nas suas escolhas de formação estão a decorrer desde 24 de Maio, em Albufeira, de modo a colmatar a impossibilidade de realizar o OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, que se realiza desde 2013 naquela cidade.

“No ano passado, devido à Covid-19, não fizemos a oitava edição desta iniciativa, que pretende ajudar os nossos jovens a tomarem decisões mais conscientes sobre o seu futuro profissional e sobre a sua vida, e este ano também não é seguro”, explica José Carçps Rolo, presidente da Câmara de Albufeira e ele próprio antigo professor e diretor da Secundária local.

Por isso, acrescenta o autarca, “esta é uma forma de apoiar e de dizer aos jovens que não estão sozinhos nas suas caminhadas profissionais e que há futuro a aguardar por eles”.

“Em 2022, o OPTO vai regressar em força”, garante José Carlos Rolo.

Esta formação está a ser dada em parceria com a Associação “Inspiring Future” e começou já com formação destinada aos alunos da Escola Secundária de Albufeira. Para este alvo de estudantes, a formação decorre até ao dia de hoje, 1 de junho, sendo ministrados workshops (um de manhã e outro à tarde: 8h30-13h30 e 15h00-18h00).

De 1 a 14 de junho, os workshops chegam à Escola Básica e Secundária de Albufeira também com sessões de manhã e de tarde (os mesmos horários que a escola anterior).

Serão ainda abrangidas as seguintes escolas: Escola Básica de Ferreiras (14 de junho); Escola Básica de Paderne (15); Escola EB 2.3 Prof. Diamantina Negrão também (15); Escola Básica Dom Martim Fernandes (16) e Escola Básica da Guia (16 de junho).

“Queremos que os alunos vejam esclarecidas as suas questões relacionadas com as escolhas de formação e profissionais que terão de fazer, bem como o processo de tomada de decisão e acesso ao ensino superior”, refere ainda o autarca.

Os alunos do Secundário terão ainda acesso a uma “Feira de Ensino Superior” em formato online, e que contará com a presença de dezenas de instituições de ensino superior, onde os alunos poderão recolher o máximo de informação e agendar reuniões mais personalizadas.

A Câmara de Albufeira adianta que «estas formações complementam o trabalho realizado pelos serviços de psicologia e orientação escolar, contribuindo para que os jovens possam construir o seu perfil de competências e tomar decisões conscientes, por forma a conseguirem alcançar as suas ambições profissionais».

 
 
 



Comentários

pub