Castro Marim celebrou Dia do Município com novo passadiço e Lar em Altura

Concerto de Luís Trigacheiro também foi um dos momentos altos

A abertura do passadiço e do Lar de Altura foram os momentos altos do Dia do Município de Castro Marim, celebrado esta quinta-feira, 24 de Junho. 

A construção de Lar de Altura foi desbloqueada em 2017, por resolução da Associação Cegonha Branca, sem qualquer garantia de financiamento da Segurança Social ou de fundos comunitários, apenas com recurso a empréstimo bancário e ao apoio do Município de Castro Marim que, além da doação do terreno, disponibilizou o apoio técnico necessário e cerca de 600 mil euros, numa obra avaliada em 1,9 milhões.

Com capacidade para mais de 50 utentes residentes, esta infraestrutura vai criar cerca de 40 novos postos de trabalho diretos.

A abertura do Lar de Idosos e Centro de Dia de Altura contou com a presença do presidente da Associação Cegonha Branca Amadeu Chaves, do presidente do Município de Castro Marim Francisco Amaral e da diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Faro Margarida Flores.

Também o passadiço inaugurado «é um projeto que, além de servir o interesse turístico, defende e protege os valores ambientais do território e vem dinamizar os projetos locais dos apoios de praia a requalificar», diz a Câmara de Castro Marim.

 

 

A inauguração contou com as presenças de Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, Rui de Andrade, capitão do Porto de VRSA, e Paula Noronha, da Agência Portuguesa do Ambiente.

Com cerca de 1500 metros, o passadiço liga agora a Praia da Verdelago (Altura) à Praia da Lota (Manta Rota).

Esta é «uma grande oportunidade para ter uma obra da dimensão de um milhão de euros ao serviço da comunidade, do ambiente e da economia local», acrescentou a autarca, já que esta foi uma obra enquadrada no PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciada a 75% pelo fundo de coesão. Os restaurantes já existentes vão ser requalificados em breve e terão acessos diretos ao novo passadiço.

Das celebrações do Dia do Município fez também parte a inauguração da exposição “Galeria dos Presidentes da Democracia”, na Sala de Sessões do Município de Castro Marim, que contou com a presença do presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais Albino Almeida.

Este é uma exposição que homenageia «a disponibilidade daqueles que, com algum sacrifício da sua vida pessoal, profissional e até familiar, se disponibilizam a representar e a defender os interesses da comunidade», sublinhou Francisco Amaral.

Este ano, na sessão solene, O Município de Castro Marim distinguiu os funcionários com mais de 25 anos de serviço público e lançou oficialmente o novo vídeo promocional sobre a água, realizado no âmbito da obra de abastecimento de água a 32 povoações do interior do concelho, um investimento integrado no PO SEUR, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Foi também formalizada a passagem de testemunho e presidência da Eurocidade do Guadiana para Francisco Amaral, que sucede à presidente de Ayamonte, Natália Santos.

 

 

Alguns momentos das celebrações do Dia do Município, como a Sessão Solene e a abertura oficial da Estrutura de Salvaguarda do Cordão Dunar, foram pautados por apontamentos musicais protagonizados por artistas locais.

O dia terminou com o espetáculo de teatro “Móce mó”, pelo Grupo de Teatro “A Gorda”, e o concerto de Luís Trigacheiro, vencedor do The Voice Portugal.

 

 

 



Comentários

pub