União das Freguesias de Faro lança 3ª edição do prémio “Ensaio Histórico”

A estrutura da obra é livre

A 3ª edição do prémio “Ensaio Histórico da União das Freguesias de Faro”, destinado a galardoar o melhor trabalho dedicado a qualquer período da história da cidade e ao seu património cultural, tem inscrições abertas até 30 de Novembro.

«Os trabalhos podem ser apresentados por cidadãos nacionais ou estrangeiros, desde que apresentem a sua obra em Língua Portuguesa, não podendo ultrapassar as 150 páginas», explica a União das Freguesias de Faro.

A estrutura da obra é livre. No entanto, os autores das obras têm de concordar com o estipulado no regulamento e cumprir as normas de formatação dos trabalhos.

Além da originalidade e rigor científico das obras a concurso, o júri terá como critério a clareza do texto e o seu mérito comunicacional, tendo em vista que o objetivo primordial deste prémio consiste na divulgação da história e do património cultural da cidade.

Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, sublinha que «este prémio é um forte contributo na valorização e no aumento do conhecimento histórico sobre a cidade de Faro, sendo ao mesmo tempo um estímulo à realização de mais trabalhos de investigação em Faro, permitindo um conhecimento mais robusto e abrangente da história e da identidade desta importante cidade milenar».

A União das Freguesias de Faro poderá, se assim o entender, publicar a obra vencedora numa edição própria e os trabalhos deverão ser entregues até dia 30 de Novembro.

O investigador de História da Arte Marco Sousa Santos foi o vencedor da 1ª edição, com o trabalho intitulado “Contributos para um dicionário dos pedreiros e canteiros com atividade em Faro no século XVIII”, que saiu recentemente em livro, e a arqueóloga Ana Martins venceu a 2ª edição com o trabalho “Contributo para o estudo da cidade romana de Ossonoba: a terra sigillata da Rua Infante D. Henrique”.

 



Comentários

pub