Tudo o que precisa saber sobre VPN

Saiba as vantagens e benefícios de ter uma VPN

A internet veio mudar radicalmente as nossas vidas, alterando de forma significativa como vivemos, como trabalhamos, como comunicamos e até como consumimos. Com o advento dos dispositivos móveis, como os smartphones e os tablets, e com a democratização das redes wireless, passámos a estar conectados quase em permanência, maximizando o factor global da world wide web.

Com a transição do analógico para o digital, as nossas vidas passaram para a internet e tornou-se mais simples, fácil e rápida. Mas, com isso, vieram também novos desafios, como é o caso da privacidade. Nos últimos anos, tem havido uma maior consciencialização para esse problema, até porque a nova geração da “internet das coisas” vem-se aproveitar dessa informação para perceber melhor quem somos e o que queremos.

Assim, surgiram no mercado as VPN, ferramentas digitais que permitem garantir a privacidade e o anonimato dos utilizadores online. Além de serem muito fáceis e intuitivas de utilizar, até para quem não está muito habituado às novas tecnologias, as VPN têm ainda a vantagem de poderem ser gratuitas e compatíveis com todos os sistemas operativos, como o Android e o iOS. Descubra nos seguintes parágrafos tudo o que precisa saber sobre o tema, incluindo o que é conexão VPN.

 

O que é e como funciona uma VPN?

Comecemos então pelo princípio de tudo e pela definição de VPN. As siglas referem-se ao original em inglês, Virtual Private Network, o que, traduzido livremente para o português, significa Rede Privada Virtual. O nome dá logo uma pista sobre em que consiste esta ferramenta digital: é uma rede online e virtual que codifica os dados partilhados por um usuário na internet, garantindo a sua segurança e privacidade, assim como o seu anonimato.

Pode parecer matéria de ficção-científica, mas não é necessário ser nenhum especialista em tecnologias digitais para entender como funciona uma VPN. Aliás, até é bem simples. O que estas redes privadas fazem é conectar o utilizador a um servidor alternativo, conferindo-lhe um novo endereço IP. Este endereço é o número de identificação único e intransmissível que é atribuído a qualquer dispositivo conectado à rede e que funciona simultaneamente como cartão de identificação e morada de casa.

Com o endereço de IP real ocultado, os utilizadores podem assim navegar de forma incógnita da net. Além disso, a VPN codifica toda a informação partilhada e transmitida pelo utilizador através de uma avançada tecnologia de criptografia, garantindo assim a sua total privacidade enquanto navega pela world wide web.

Em termos práticos, podemos ainda recorrer a um exemplo mais visual. Se imaginarmos que a internet é uma estrada onde circulamos, o que a VPN faz é construir um túnel em seu redor, deixando todos os olhares suspeitos de terceiros do lado de fora, sem saber quem é o condutor, para onde vai e de onde segue.

 

Vantagens e benefícios de uma VPN:

Agora que já percebemos o que é conexão VPN, torna-se mais fácil entender os vários benefícios de utilizar uma destas redes virtuais privadas. Esta tecnologia foi desenvolvida para garantir a segurança de trabalhadores que tinham que aceder remotamente a informação e documentos corporativos longe do escritório central, com total descrição e segurança. Atualmente, com o fomento do teletrabalho , essa questão torna-se duplamente pertinente.

Além de conferir uma dose extra de segurança online, as vantagens das VPN não se ficam por aí. Elas permitem também tornar as redes wireless públicas mais seguras. Estas redes são, por norma, mais expostas aos hackers e piratas informáticos, mas com uma VPN pode navegar de forma mais segura, o que é ótimo para quem viaja regularmente ou precisa de trabalhar a partir de aeroportos ou hotéis.

A outra grande vantagem das VPN é que permitem aceder a conteúdo bloqueado na net, contornando censura online e outros bloqueios, com o extra de não poder ser rastreado. A privacidade online é um dos grandes luxos da atualidade e as redes VPN permitem garantir isso mesmo. O mercado soube adaptar-se de forma extremamente rápida a esta necessidade e, atualmente, existem vários modelos de VPN no mercado.

Nem sempre é fácil saber qual VPN escolher. O aconselhado é que, antes de tomar essa decisão, faça primeiro um diagnóstico prévio da sua situação e perceba ao certo para que necessita de uma rede privada. Posto isto, torna-se mais fácil procurar uma VPN que responda a essas necessidades reais, com funcionalidades orientadas para os seus objetivos. E, antes de optar por uma VPN paga, experimente sempre a versão de teste, para perceber que é aquilo mesmo que procura. No fundo, adote uma postura séria, sensata e responsável.

Comentários

pub