Secundária Pinheiro e Rosa lança microsite para ajudar comunidade escolar LGBTQIA+

Site foi concebido por aluna

«Um Lugar Seguro» é o nome do microsite lançado esta segunda-feira, 17 de Maio, Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, pela Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro.

Esta é uma das várias iniciativas que esta Secundária promove ao longo do dia de hoje, para assinalar a data.

Este microsite, concebido por uma aluna finalista do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, «procura proporcionar informação para potenciar um ambiente seguro para todos/as os/as alunos pertencentes à comunidade LGBTQIA+ e aos membros da comunidade escolar, para que os/as mesmos/as saibam o que devem fazer, como devem ou não reagir caso algum aluno/a sofra de discriminação ou bullying homofóbico, entre outras questões», explica a escola.

Mas as comemorações começaram já às 10 horas, com uma dinâmica de grupo com o título “Step forward”. Nesta dinâmica, foi distribuído um conjunto de papéis, em que cada aluno/a irá assumir uma personagem. Depois irão ser ditas frases, em que estes/as devem dar um passo em frente caso concordem com elas, ou ficar no mesmo sítio caso achem que não se aplica à sua personagem.

«O objetivo passa, no final da dinâmica, por falar um pouco sobre o preconceito e discriminação que existe relativamente à comunidade LGBTQIA+», explica a Secundária.

Às 11 horas, tem lugar o hastear da bandeira LGBTQIA+ na entrada da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, com a presença de Francisco Soares, diretor do Agrupamento. Meia hora depois haverá a pintura de espaços exteriores.

 



Comentários

pub