Reportar uma rutura ou um buraco na estrada em Albufeira está à distância de um clique

A utilização é bastante simples: o utilizador deverá efetuar o registo na plataforma que dá acesso à aplicação e, para reportar a ocorrência, basta indicar no mapa o local, tipificar a situação e anexar uma fotografia para ilustrar

Reportar um rutura de água ou um buraco na estrada já está a distância de um clique, em Albufeira, com o lançamento, esta segunda-feira, 17 de Maio, da plataforma “Smart City”. 

Nesta primeira fase, a plataforma Smart City é dedicada à gestão de ocorrências, que podem ser comunicadas através de uma WebApp, a qual pode ser descarregada em diversos dispositivos móveis ou acedendo através do portal.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, esclareceu que a plataforma Smart City – Gestão de Ocorrências começou a funcionar em Maio de 2020, numa fase experimental, estando agora finalmente em condições de ser disponibilizada ao público.

A utilização é bastante simples: o utilizador deverá efetuar o registo na plataforma que dá acesso à aplicação e, para reportar a ocorrência, basta indicar no mapa o local, tipificar a situação e anexar uma fotografia para ilustrar.

 

 

«A plataforma Smart City – Gestão de Ocorrência, que hoje apresentamos, integra-se num dos eixos do Portugal 2030, nomeadamente na Transição Digital, que passa pelo uso racional das tecnologias em prol do melhoramento dos serviços e do bem-estar dos cidadãos», destacou.

Através desta aplicação, é muito fácil um munícipe ou um funcionário da autarquia comunicar uma ocorrência em qualquer zona do concelho, como por exemplo uma rutura de água, um buraco na estrada ou um problema de limpeza.

Após submissão na plataforma, a comunicação será registada na sala de controlo smart city, localizada nos Paços do Concelho, que será analisada e encaminhada para resolução do serviço competente. Durante o processo o munícipe será informado acerca da resolução.

José Carlos Rolo sublinha que se trata de uma excelente oportunidade para o exercício dos direitos de cidadania.

«Temos uma excelente ferramenta à disposição, mas para que funcione é necessário que se comunique as ocorrências através da plataforma Smart City, para que haja uma corresponsabilização e um compromisso da parte de todos para que as situações reportadas sejam efetivamente resolvidas. Só assim teremos um sistema credível», referiu, acrescentando que «no que diz respeito ao Município, já promovemos reuniões com os responsáveis dos diversos serviços, bem como com as empresas que trabalham diretamente com a autarquia, no sentido de os sensibilizar para a importância de não se defraudarem as expectativas dos cidadãos».

José Carlos Rolo terminou a sua intervenção, destacando que esta é apenas a primeira fase de um projeto que se quer levar mais longe, uma vez que a plataforma pode ser aplicada a outras áreas, nomeadamente à gestão dos resíduos, eficiência energética, mobilidade urbana, segurança, ocupação das praias, entre outras importantes ao nível da intervenção municipal.

 

A «Smart City é uma ferramenta extraordinária de ajuda à gestão, um programa com múltiplas aplicações e desafios que se vão construindo dia a dia, com o propósito de melhorar a vida dos cidadãos, dos residentes e dos turistas», concluiu.

Pedro Figueiredo, responsável pela Contratação Pública da NOS, sublinhou que a empresa é um parceiro com experiência no âmbito do processo de transição digital das cidades.

«Começámos a construir o que poderia ser uma cidade mais inteligente, mais ligada, e fizemos isto porque conhecemos as espectativas das pessoas e como se relacionam com a tecnologia. Temos acompanhado a transformação das cidades e, juntamente com estas, conseguimos inovar e criar novas infraestruturas tecnológicas. Para além disso, temos um conjunto de parceiros em várias áreas dos municípios, uma plataforma integradora de dados abertos que nos permite recolher informação de todas as áreas essenciais à cidade, garantindo a prestação de um serviço online 24 horas por dia, 7 dias por semana», concluiu.

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