Conheça alguns lugares insólitos para passar uma noite no Algarve

Barcos, ambulâncias, carrinhas, casas na árvore… Quem foi que disse que para passar uma noite fora temos que ir para um hotel?

O Algarve tem inúmeros alojamentos, desde hotéis, apartotéis, B&B, guesthouses, hostéis e por aí adiante… No entanto, passar a noite numa antiga carrinha dos bombeiros, numa casa na árvore, num barco fundeado em plena Ria Formosa, fazer glamping, dormir num moinho ou “andar por aí” e dormir num hotel sobre rodas é agora possível.

Para todos aqueles que gostam de sair da rotina e ter experiências fora de série, estes alojamentos são para si!

 

 

 

Começamos com o Barco Casa. Já se imaginou a dormir num barco que vira casa, em plena Ria Formosa? Tem quartos, cozinha, wc, zona lounge

Pode escolher entre três barcos que apenas diferem na sua capacidade e local em que estão fundeados:

  • Barco Casa Barra Velha: capacidade até 6 adultos + 4 crianças. Este barco tem «uma suite panorâmica, 3 quartos duplos e 2 sofás-cama que podem acomodar 4 crianças. Existe uma área de jantar interior, um terraço ao ar livre com um solário e uma pequena piscina»;
  • Barco Casa Barra Nova: equipado para um casal e tem 2 pisos;
  • Barco Casa Ilha da Culatra: com capacidade para 2 adultos + 2 crianças.

Todos os barcos são ecológicos e sustentáveis e estão equipados com tudo aquilo que necessita para “viver” durante a sua estadia, desde fogão, frigorífico, microondas, panelas, loiça de cozinha, etc.

Aqui pode «desfrutar de uma sensação única de tranquilidade, dormir com as estrelas, mergulhar em águas azul-turquesa e apanhar sol numa ilha deserta». Pode apreciar a beleza da Ria Formosa no seu estado mais puro, dar uns mergulhos nas águas quentes do Algarve e pegar no barco a remos para ir até à praia, que fica a apenas 100 metros.

 

 

 

Glamping, conhece? Ou para ser mais fácil, campismo de luxo. A palavra surge da aglutinação da palavra “glamour” com “camping“.

No B&B Estevas Desportivas, pode fazer glamping. Localizado em Esteval dos Mouros, freguesia de Alte, os domos estão totalmente equipados para conseguir passar um fim de semana sem ter que se deslocar.

No meio da natureza, pode apreciar a paisagem da serra e desligar da vida citadina em segundos. A transparência na parte da frente da cúpula faz com que consiga aproveitar a vista.

O pequeno almoço é servido na rua, se o tempo assim o deixar, debaixo da sombra das árvores e recheado de produtos naturais. Atividades ao ar livre não irão faltar, mas, se quiser descansar e aproveitar o sol, este B&B tem espreguiçadeiras e uma “piscina” onde se pode refrescar.

 

 

 

Uma antiga carrinha dos bombeiros, uma roulotte cigana e uma tenda mongol. Onde prefere ficar alojado? Estas são as três opções que o Eco-Lodge Brejeira, em Silves, tem para si.

A Yurt – tenda mongol – está erguida numa plataforma de madeira e é composta por uma cama de casal e um sofá. Se tiver frio, pode ligar o fogão a lenha para aquecer o espaço. É possível cozinhar na tenda e usufruir do “terraço”.

A roulotte cigana veio da Holanda e está situada entre arbustos e medronheiros que conferem uma certa privacidade. Das janelas, é possível observar o amanhecer que surge na Serra de Monchique e o duche, como manda a lei, é ao ar livre.

A carrinha dos bombeiros, que antigamente, serviu bombeiros alemães, foi transformada numa caravana composta por cozinha e sala de estar, que durante a noite se converte em cama de casal.

O Eco-Lodge é ideal para quem quiser e tiver espírito de aventura, de liberdade, sem complicações e gostar de estar em contacto com a natureza.

Neste local de alojamento ecológico, irá, com toda a certeza, registar momentos para mais tarde relembrar.

Nota: não é indicado para pessoas com deficiências físicas ou dificuldades motoras.

 

Quando somos crianças, brincamos muito com a ideia de construir e viver em casas nas árvores. Cenários possíveis nos filmes que passavam na televisão na altura. Agora, já existem alguns espaços que “realizam” esse sonho.

Nas Conversas de Alpendre, é possível dormir numa casa na árvore. Situado em Vila Nova de Cacela, no topo de uma alfarrobeira, a 6,5 metros de altura, feito em madeira e à mão, encontramos o quarto mais exclusivo e bonito deste alojamento local.

Com vista para o campo e, claro, para o mar, a casa da árvore tem um terraço privativo e aqui pode passar momentos únicos com a privacidade que precisa.

Com uma decoração cheia de detalhes em madeira e muito rústica, mas com um toque moderno, aqui os ruídos da natureza serão a sua companhia.

Quem aqui está, sente-se isolado do mundo, apesar de estar apenas a dois quilómetros de distância tem a praia. Se preferir a paz do campo, longos passeios de bicicleta esperam por si.

 

 

 

E se eu lhe disser que é possível dormir dentro de um moinho? Em São Bartolomeu de Messines, no Moinho do Barulho, já o pode fazer.

Trata-se de um moinho totalmente remodelado, com climatização e uma decoração moderna, equipado com tudo o que necessita. Duas casas de banho, estacionamento privado, acesso a wi-fi e ainda piscina são algumas das características deste alojamento rural.

Através da janela do quarto, tem uma vista privilegiada para a piscina e para a paisagem rural que envolve o alojamento. Para tirar melhor partido do Moinho do Barulho, a época Primavera/Verão é a mais indicada, pois assim pode usufruir da piscina, do terraço e do churrasco, fazendo bons petiscos para as suas refeições.

A natureza rodeia o moinho mas, se precisar de se deslocar, a cidade e as praias de Albufeira ficam a, apenas, 24 quilómetros de distância.

 

 

 

Poder escolher a vista que queremos ver ao acordar pela manhã, é um luxo que pode ter no Truck Surf Hotel.

Um hotel sobre rodas que faz trips e tem como filosofia um estilo de vida mais livre, mais próximo da natureza e, de preferência, com uma prancha de surf debaixo do braço.

Com dois pisos e capacidade para 10 pessoas, o Truck Surf Hotel tem dois roteiros por Portugal. Um deles passa por fazer o percurso pela Costa Vicentina.

«Explore mais de 300 quilómetros de costa connosco num dos melhores destinos de surf europeus, onde surfistas de todos os níveis podem desfrutar de ondas perfeitas em locais como Sines (São Torpes), Vila Nova de Milfontes, Aljezur, Vila do Bispo, Sagres e Lagos».

No valor das viagens esta incluído o alojamento, a viagem, o pequeno-almoço e várias atividades, tais como surf, yoga, passeios a cavalo entre outras.

 

Estas são as sugestões para um destes fins de semana desconfinados, não se esqueça de tirar notas e desfrutar!

 

 

Nota 1: Este artigo apresenta apenas algumas sugestões e não pretende ser exaustivo. Certamente, haverá muitas outros alojamentos e opções, que não são aqui referidas. Se quiser, envie-nos informação que julgue útil para o email: [email protected]

Nota 2: Todas as despesas eventualmente feitas em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos sugeridos nestes artigos são pagas pelo Sul Informação. Além disso, o que apresentamos são sugestões e não publicidade paga pelos estabelecimentos referidos.

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

 



Comentários

pub