Algarve tem mais 17 praias com Qualidade de Ouro

Algarve é a região do país que ganhou mais bandeiras, de um ano para o outro

O Algarve foi a região do país que ganhou mais praias com Qualidade de Ouro, em 2021, em comparação com o ano passado. Ao todo, são mais 17 as zonas balneares algarvias que irão hastear este galardão atribuído pela Quercus, elevando o total para 93.

Segundo a associação ambientalista que atribuí esta bandeira que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas, na época balnear de 2021 foram identificadas 392 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, «mais 6 do que em 2020».

«Das praias galardoadas, 329 são praias costeiras, 52 são praias interiores e 11 são praias de transição. Sobressai no presente ano o aumento de praias Qualidade de Ouro na região algarvia (mais 17 galardões), o que representa uma subida de cerca de 18%», ilustrou a Quercus, numa nota de imprensa.

Apesar desta forte subida no Algarve , a região do Tejo e Oeste mantém-se como a mais galardoada, com 100 praias de Qualidade de Ouro, menos seis do que há um ano.

Na região Norte, a terceira com mais praias galardoadas (72) também houve uma subida (+6).

Seguem-se os Açores (42 no total, menos duas praias que em 2020), Madeira (30, mais 7), Alentejo (28, menos 1) e Centro (27, menos 15 e “recordista” na perda de galardões).

Em 2021, a Quercus baseou-se em três grandes critérios para a atribuição da classificação de Praia com Qualidade de Ouro.

O primeiro é a obrigatoriedade das praias terem tido «qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020)».

Por outro lado, as análises feitas ao longo da época balnear de 2020 têm todas de ter apresentados resultados «melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares».

Na prática, isto significa que o valores de Enterococos intestinais e Escherichia coli têm de ser inferiores a determinado valor.

«Na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia», acrescentou Quercus.

Os dados utilizados nesta avaliação baseiam-se na informação pública oficial, «tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas».

«À semelhança do ano passado, a Quercus reforça a necessidade de serem cumpridas, por parte dos banhistas, as regras sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde aquando da frequência das zonas balneares», concluiu a associação.

Praias de Ouro em Águas Costeiras no Algarve

Albufeira (18):
Arrifes
Aveiros
Belharucas
Castelo
Coelha
Evaristo
Falésia-Açoteias
Falésia-Alfamar
Galé-leste
Galé-oeste
Manuel Lourenço
Maria Luísa
Olhos de Água
Oura
Oura-leste
Rocha Baixinha
Rocha Baixinha-Nascente
Rocha Baixinha-Poente
S. Rafael
Santa Eulália

Aljezur (9)
Amado
Amoreira-mar
Amoreira-rio
Arrifana
Bordeira
Monte Clérigo
Odeceixe-mar
Vale Dos Homens
Vale Figueiras

Castro Marim (3)
Alagoa-Altura
Cabeço
Praia Verde

Faro (4)
Barreta
Culatra-mar
Faro-mar
Ilha Do Farol-mar

Lagoa (9)
Benagil
Caneiros
Carvalho
Carvoeiro
Cova Redonda
Ferragudo
Marinha
Senhora Da Rocha
Vale Do Olival

Lagos (3)
Luz
Meia Praia
Porto De Mós

Loulé (10)
Almargem
Ancão
Forte Novo
Garrão-nascente
Garão-poente
Loulé Velho
Quarteira
Quinta do Lago
Vale de Lobo
Vilamoura

Olhão (4)
Armona-mar
Armona-ria
Fuseta-mar
Fuseta-ria

Portimão (8)
Alvor-nascente
Alvor-poente
Barranco das Canas
Carianos
Prainha
Rocha
Três Castelos
Vau

Silves (3)
Armação de Pêra
Barcos/Armação de Pêra Nascente
Praia Grande-nascente

Tavira (4)
Cabanas-mar
Ilha De Tavira-mar
Barril
Terra Estreita

Vila Do Bispo (12)
Almádena-Cabanas Velhas
Beliche
Burgau
Castelejo
Cordoama
Furnas
Ingrina
Mareta
Martinhal
Salema
Tonel
Zavial

Vila Real de Santo António (3)
Fábrica-mar
Lota
Manta Rota

 



Comentários

pub