Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão celebra Língua Portuguesa, Amália e o Fado

Três efemérides celebradas em conjunto

O Dia Internacional da Língua Portuguesa, o Centenário da Amália Rodrigues e o Fado como Património Imaterial  da Humanidade foram celebrados a 5 de Maio, no Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, em Portimão.

«Apesar das dificuldades levantadas pela pandemia, o trabalho realizado mostrou o empenho dos docentes em contornarem constrangimentos e associarem-se com as suas turmas a estas celebrações», salienta Maria João Duarte, professora coordenadora da rede de escolas UNESCO naquele Agrupamento.

Esta responsável faz «um agradecimento especial ao professor Francisco Balancho, ao SAAF e às nossas “Amálias” e à incansável ajuda e colaboração da Educação Especial», acrescentando que é também «de realçar que o Pré-Escolar e o 1.º ciclo de todos os estabelecimentos do agrupamento dignificaram estas celebrações».

«Demonstrou-se a qualidade dos docentes do agrupamento, tendo sido superadas as melhores expectativas, apesar das contingência», acrescenta.

«O número de fotos, vídeos, podcasts, powerpoints e filmes é notável», diz ainda a professora, anunciando que a exposição esteve patente na Sala do Aluno na passada semana.

Integrado na rede Escolas UNESCO desde 2003, o Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão cumpre os objetivos de cooperação educacional, dos princípios pela paz, de desenvolvimento científico e de igualdade de direitos, promovendo, ao mesmo tempo, os princípios da sustentabilidade.

«Reavivar o projeto correspondeu ao perfil heterogéneo dos alunos, que se enquadram numa população com fragilidades de coesão notórias, cabendo à escola levar-lhes os ideais da UNESCO, no sentido de permitir que os alunos terminem o seu percurso escolar de uma forma mais completa e enriquecedora», sublinha a direção do Agrupamento.

Como forma de celebrar o Dia Internacional da Língua Portuguesa, conjugou-se simultaneamente o Centenário de Amália Rodrigues, e a celebração do Fado, também designado pela UNESCO, Património Imaterial da Humanidade.

A direção do Agrupamento considerou ser «indissociáveis estes três elementos que unem a língua e a cultura portuguesas, pelo que decidiu celebrá-los em conjunto».

 



Comentários

pub