Testagem gratuita à Covid-19 já começou em Albufeira

Testes rápidos podem ser feitos, mediante marcação

A operação de testagem massiva e gratuita à população de Albufeira começou esta segunda-feira, 26 de Abril.

Aberto desde as 9h00 de hoje, dia 26, o Centro de testagem à Covid-19, com testes gratuitos para todos os residentes e turistas em Albufeira, está montado no parque de estacionamento frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Nesta infraestrutura estão a trabalhar profissionais do ABC – Algarve Biomedical Center para “testes rápidos” (testes antigénio), mediante marcação prévia.

Este centro de testagem está aberto todos os dias, entre as 9h00 e as 12h00 e entre as 17h00 e as 20h00, devendo a marcação ser feita através do número 964585486 (9h00-15h00) ou aqui no site.

Quem quiser, pode também fazer o teste RT – PCR (teste molecular feito em laboratório, via nasal com recurso a zaragatoa), mas terá de o pagar.

Os testes com resultados positivos ou inconclusivos serão posteriormente testados por RT-PCR e encaminhados para o Serviço Nacional de Saúde. De igual forma, o Município vai também assumir a testagem aos atletas dos clubes e associações desportivas do concelho, assim como dos vários setores da atividade económica.

A medida, que tinha sido já anunciada aquando do “Albufeira21 – Summit”, «visa controlar o número de casos positivos existentes em Albufeira e proporcionar a despistagem de contágios comunitários», diz a autarquia.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, pretende que seja «identificada realmente a situação, para se poder avançar para a terceira fase do desconfinamento de forma segura e responsável».

O autarca apela a que todos os munícipes adiram a esta testagem e que não deixem de cumprir as orientações da Direção-Geral de Saúde: «termos um Verão seguro depende em parte de nós, logo, o contributo de cada qual é decisivo».

 



Comentários

pub