Mostra de Cinema FRONTEiRAS está de volta mas em modo online

De 7 a 10 de Abril, a mostra de cinema vai contar com uma seleção de curtas e longas-metragens internacionais

Apresentação da Mostra FRONTEiRAS na CCDR Algarve – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

Depois da edição de Outubro ter sido cancelada devido à pandemia de Covid-19, regressa agora a Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS, desta vez em modo online. A decorrer a partir de amanhã, dia 7, e até sábado, 10 de Abril, vai contar com a exibição de curtas e longas-metragens, bem como uma palestra, uma exposição de fotografias online e um encontro virtual.

A realizar-se desde 2016, a mostra tem como objetivo divulgar cineastas europeus e os seus trabalhos alternativos ao cinema dito mais comercial, pretendendo estreitar os vínculos entre Portugal e Espanha através da cultura e do cinema. Este ano, o presencial passa para o digital, numa tentativa de «divulgar produções cinematográficas que tenham como tema as fronteiras: físicas, emocionais, materiais, geográficas, sexuais, religiosas, mentais, entre outras», diz a organização.

Na apresentação do festival, ontem, dia 5 de Abril, na sede da CCDR Algarve, Abraham López Feria, diretor do FRONTEiRAS, deu a conhecer o programa da mostra de cinema e como tudo funcionará este ano. A seleção de várias curtas-metragens realizadas por jovens europeus e de 11 filmes estará disponível na plataforma em serviço gratuito e sem horas marcadas, a fim de todos os espectadores as poderem assistir.

Entre os 11 filmes selecionados para a mostra, encontra-se Corpus Christi de Jan Komasa, que será transmitido na sessão de abertura e que pertence ao catálogo público dos prémios Lux, encontrando-se ainda em votação para vencer o prémio Lux Audience Award.

De curtas de animação a longas-metragens de ficção, são vários os estilos que estarão presentes nos produtos cinemáticos a ser exibidos. Existirão ainda sessões de curtas-metragens dedicadas e adaptadas a jovens de várias faixas etárias (+3, +6 e +12 anos). Estas sessões já se encontram disponíveis no site do projeto, estando a sua escolha a cargo de Glória Botello, responsável pela programação do FRONTEiRAS.

Nesta mostra de cinema, está prometida a abordagem de temas que se encontram na ordem do dia, como o desemprego ou as questões de género, numa tentativa de transmitir valores à sociedade, principalmente ao público jovem, podendo contribuir assim para o desenvolvimento dos valores humanos, culturais e sociais. «Consideramos necessário formar um público crítico e consciente para descobrir, partilhar e transformar o mundo através de suas histórias e construir juntos uma sociedade mais empática, aberta e comprometida», pode ler-se no site do FRONTEiRAS.

O evento, este ano, vai contar ainda com uma palestra gratuita online, onde Benito Zambrano partilhará «Erros e acertos de um cineasta andaluz», uma colaboração com a Universidad Internacional de Andalucía.

A exposição virtual de fotografia, intitulada MANINKANAN – La Llamada Malinké, já se encontra disponível na plataforma da mostra, sendo da autoria de Adolfo Olmedo Villarejo.

Existirá também um encontro virtual, Documentário Andaluz de Criação, que contará com a presença de vários diretores e produtores de cinema, onde o objetivo é dar espaço para o diálogo com o público.

Na sessão de apresentação da mostra, marcaram presença Abraham López Feria, diretor da mostra, Maria de Lurdes Carvalho, diretora de Serviços da CCDR Algarve, Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, em representação da Eurocidade do Guadiana, e Jorge Machado, presidente da cooperativa Contextos. Estes que são alguns dos apoios e dos colaboradores do FRONTEiRAS.

Prometida para este ano, fica ainda uma edição em modo presencial do FRONTEiRAS, a ser realizada depois do Verão se as condições assim o permitirem.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação e CCDR Algarve

 

Todas as informações relativamente ao FRONTEiRAS estão disponíveis em www.fronteiras.net/.

 

 



Comentários

pub